28/05/2019

Maxi López e o machismo no futebol

Maxi López quando quando jogava pelo Vasco da Gama. Imagem: Reprodução.


     Que o futebol é um esporte machista, disso todo mundo já está cansado de saber, embora poucos são os que lutam para mudar este fato. Entretanto, o texto de hoje eu vou analisar o machismo no caso específico do jogador de futebol Maxi López.
      O futebol é um esporte machista e isso não é culpa do esporte: é da sociedade, o futebol apenas reflete isso. Este fato acontece porque ainda impera na mentalidade da maioria da população a ideia de que o futebol, assim como qualquer outra atividade esportiva, não condiz com a "natureza frágil" do sexo feminino. Desta forma, os homens e as suas respectivas masculinidades reinam no futebol. Neste contexto, as mulheres acabam sendo diminuídas, ridicularizadas, transformadas em símbolos sexuais ou até mesmo servindo como meros e belos enfeites para seus maridos futebolistas, que em alguns casos (embora possa parecer, não é todo jogador que tem um salário astronômico, muito pelo contrário) ganham altos salários, possuem carros e residências caríssimas.
     Vamos fazer um exercício rápido e desde já peço perdão pelas palavras de baixo escalão a serem escritas aqui. Quando se quer xingar uma mulher, quais são os palavrões mais comuns? Puta, piranha, galinha, prostituta, vagabunda e por aí vai. Não é preciso dizer que todos estes palavrões são usados para ferir a honra de uma mulher. Agora, quando se quer xingar os homens, os termos mais comuns são: corno, chifrudo, filho da puta e suas variantes e até mesmo viado, caso o homem alvo do xingamento seja homossexual ou cuja sexualidade está sob suspeita. Vocês perceberam? Até quando se quer xingar um homem, no final, quem está sendo xingada é a mulher. Vou destrinchar para vocês. Vamos aos xingamentos referentes aos homens que citei aqui. Quando se chama um homem de filho da puta, na verdade, se está xingando a mãe dele, a quem você chama de puta. Quando você chama um homem de corno ou chifrudo, na verdade o que está sendo feito é colocar em xeque a fidelidade da esposa do homem xingado. Entre os xingamentos escritos neste texto, o único que fere diretamente o homem é o viado, onde o autor da ofensa está colocando em xeque a sexualidade de uma pessoa, dizendo de forma pejorativa que o homem é homossexual, algo que atinge a masculinidade com ferida de morte. O homem só é xingado diretamente quando chamado de viado, como já falei aqui, ou quando ele é negro. Nos demais casos querem xingar o homem, mas a vítima da ofensa mesmo é a mulher.

Da esquerda para a direita: Mauro Icardi, Wanda Nara e Maxi López. Wanda Nara traiu Maxi com Mauro, então amigo do jogador. Mauro e Wanda se casaram, têm dos filhos e estão juntos até hoje. Imagem: Reprodução.


     A situação acima é vivida por Maxi López. Antes de dar continuidade a este texto, para quem ainda não sabe, Wanda Nara, então esposa de Maxi, se envolveu com Icardi quando ainda era casada com o ex-jogador do Vasco. Este fato teve repercussão global e até hoje é lembrado, chegando a ser considerado o maior e mais polêmico caso de adultério do futebol mundial. Por conta disso, dentro (e também fora) de campo Maxi é constantemente xingado de corno/chifrudo e/ou é alvo de alguma provocação que lembre o adultério em questão. Tais ações costumam ocorrer por parte de torcidas rivais do Vasco, até então clube de Maxi, como forma de provocação ou quando o jogador tem um desempenho abaixo do esperado em um jogo. Como Maxi López não é negro, a alternativa que resta é xingá-lo, ou melhor: xingar sua ex-esposa.

Conclusão

     Mesmo não sendo brasileiro, Maxi López é um reflexo desta sociedade machista e também racista que é a sociedade brasileira. Machista porque a mulher é reduzida a um tal grau de inferioridade e repulsa, que até quando se quer xingar um homem, quem de fato recebe o xingamento é a mulher. E racista porque, dentre outras coisas, quando o homem é negro, o xingamento (de teor racista) é direcionado ao homem e não à sua companheira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...