03/07/2015

Homens se beijando. Fim do machismo?

Danilo Gentili, então apresentador do programa 'Agora é Tarde' exibido pela BAND, dá um selinho em Mingau, integrante da banda Ultraje à Rigor. Foto: Clarissa Mirzeian/BAND. 

     Nos últimos tempos temos visto muitos homens se beijando (seja no rosto ou até mesmo um selinho) em público, seja como um cumprimento, uma forma de carinho ou até uma brincadeira. Seria o fim do machismo ou este sistema estaria apenas encontrando um modo de sobrevivência ante as constantes mudanças no comportamento da sociedade?

Homem não se beija!

     Vivemos em uma sociedade heteronormativa onde cabe ao ser humano dotado de um pênis exercer a liderança na esfera pública e privada. Enquanto líder, o homem não pode demonstrar jamais sinal de fraqueza e que consequentemente venha ferir a sua identidade enquanto macho. O ato de beijar, seja para demonstrar carinho ou qualquer outro fim é sinal de fraqueza e não deve ser praticado por nenhum homem, com exceções apenas nos casos em que a pessoa beijada for os pais, os irmãos, a namorada e crianças pequenas. Passou desta esfera não é permitido ao homem beijar outro homem.
         Vim de uma família muito divertida, alegre e brincalhona, mas também muito conservadora e tradicional. Assim, eu fui ensinado (ou melhor: tentaram me ensinar) que homem não deve beijar outro homem. Não foram poucas as vezes que minha mãe, meu pai, minha irmã, tios e primos me disseram isso. E mais: esta mesma família me ensinou também que homem não se beija e nem se abraça - apenas apertam as mãos. Por conta disso, durante muito tempo tive receio em cumprimentar as pessoas na frente de minha família.
            Esta questão do beijo entre homens ainda é um tabu muito grande. Vim de uma época em que se um menino beijasse outro menino na escola ele seria zoado pelos colegas de turma pelo resto do ano. Em casos extremos, se um garoto beijasse outro garoto no rosto, o menino beijado poderia simplesmente agredir aquele que o beijou.

Mudança no comportamento masculino

          Apesar da 'Cartilha do Macho' dizer que um homem não deve beijar outro homem, algo está acontecendo com relação ao comportamento dos homens. Está se tornando cada vez mais comum os homens se beijarem (e as pessoas beijadas nem sempre são seus pais, irmãos ou crianças pequenas) nas mais diversas situações. Quase sempre o beijo acontece no rosto, mas também tem homens que dão selinhos uns nos outros. É fato que o preconceito ainda existe, mas tal comportamento está sendo visto com um pouco mais de naturalidade do que há uns 20 anos atrás por exemplo.
       Análises apressadas e superficiais podem sugerir que o homem está deixando de lado o machismo. Porém, a 'Cartilha do Macho' não somente diz que homem não deve beijar outro homem, como também diz que homem não pode chorar, expressar sentimentos ou fazer qualquer coisa que ameace a sua imagem enquanto um macho forte e viril. Com isso, se por um lado o homem está deixando de lado esta regra da 'cartilha', por outro lado ele ainda pratica outras regras deste mesmo 'manual'. Além disso, vivemos em uma sociedade que passa por constantes mudanças, onde o que era tabu não mais está sendo visto como tabu. O machismo está inserido na sociedade e para a sua sobrevivência ele precisa acompanhar as mudanças da mesma. Desta forma, o machismo pode ter encontrado uma nova forma de sobrevivência ao permitir que homens beijem outros homens.

Conclusão

           Ainda é cedo para dizer se o machismo chegou ao fim ou não, mas de uma coisa podemos ter certeza: estamos assistindo a uma mudança no comportamento masculino.


Extra! Em um post com este tema eu não poderia deixar de mostrar aqui fotos em que homens beijam outros homens. Veja abaixo as fotos de rapazes beijando outros rapazes:

1. Victor e Léo
Léo beija Victor durante gravação do DVD da dupla. Imagem: Movimento Country.

Os cantores (que também são irmãos) tem uma longa carreira consolidada na música sertaneja. Os irmãos, que tem no currículo músicas de sucesso e milhões de CDs vendidos, mantém um carinho muito grande um pelo outro. A prova disto é esta foto, onde Léo beija o irmão após abraçá-lo. Este prática parece ser constante entre os cantores. No dia 14 de junho, o dominical 'Fantástico' fez uma reportagem sobre os irmãos, mostrando as diferenças entre ambos. No fim da reportagem, quando os irmãos se encontraram, o Léo cobrou um beijo do Victor e o Victor deu um beijo no Léo.

2. Marcos Mion e Cazé Peçanha


Marcos Mion beija Cazé Peçanha durante apresentação do Video Music Brasil 2006. Imagem: iG Gente.

O ano era 2006 e Marcos Mion e Cazé Peçanha eram os apresentadores do Video Music Brasil   (VMB) daquele mesmo ano. Mion estava sem blusa, usando calça preta e chapéu de caubói. Já Cazé estava vestido de astronauta e chegou ao palco por meio de uma corda. Em dado momento da apresentação, os dois rapazes começaram a falar sobre beijo gay e, inspirados no filme O Segredo de Brokeback Mountain (que havia sido lançado em 2005), se beijaram na boca.

3. David Luiz e James Rodriguez


David Luiz consolando James Rodriguez após a vitória do Brasil sobre a Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Imagem: Papel Pop.

Este fato ocorreu há quase um ano atrás, quando a Copa do Mundo 2014 foi realizada no Brasil. O Brasil enfrentou a Colômbia nas quartas de final e saiu vencedor por 2 x 1. Após o fim do jogo, James Rodriguez (grande revelação desta Copa) chorou copiosamente e foi abraçado por David Luiz. O jogador da seleção brasileira conversou, consolou, abraçou, trocou camisas com o jovem, pediu aplausos da torcida e ainda beijou o rapaz!

Obs.: o traumático 7 x 1 viria na semana seguinte.

4 - Silvio Santos e Gilberto Gil


Silvio Santos e Gilberto Gil durante o 'Teleton', em 2001. Imagem: Reprodução/SBT.

Se ainda hoje o beijo na TV aberta entre pessoas do mesmo sexo ainda é um tabu, imagine então em 2001, há quatorze anos atrás. Pois é, foi neste ano que Silvio Santos e Gilberto Gil deram selinho um no outro durante o programa 'Teleton'.

5 - Jake Gyllenhaal e Heath Ledger


Heath Ledger beijando Jake Gyllenhaal. Imagem: 4share.

Jake Gyllenhaal e Heath Ledger se conheceram durante as filmagens do longa O Segredo de Brokeback Mountain (lançado em 2005). No filme, Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) se apaixonam perdidamente, rendendo boas sequências no filme. Fora dos set de filmagens, os atores se tornaram melhores amigos na vida real. Tanto é que o padrinho de Matilda (única filha de Heath Ledger), filha que Ledger teve com Michelle Williams (que interpretou a esposa de Heath Ledger no filme em questão) é ninguém menos que Jake Gyllenhaal. Heath Ledger faleceu no começo de 2008 por conta de uma overdose acidental de calmantes.

6 - Mike Bernardo e Jerome Le Banner


Jerome Le Banner (direita) e Mike Bernardo (esquerda) se beijam antes de luta que daria vitória ao primeiro. Imagem: Sem Saco.

Ambos são considerados dois dos maiores kickboxers do mundo, bons de socos, bons de chutes e bons também de beijo! Durante a final do campeonato mundial do evento japonês K - 1, em 1995, Bernardo se aproximou de Le Banner com aspecto sério a fim de intimidar o adversário e foi respondido com um selinho dado por Jerome Le Banner. Mike Bernardo reagiu dando outro selinho no oponente. Mike Bernardo se suicidou em fevereiro de 2012.

7 - Carlitos Tévez e Maradona


Tévez e Maradona trocam beijos. Imagem: Reprodução.

Carlitos Tévez e Diego Maradona nutrem um carinho mútuo. A prova é este registro, onde ambos os jogadores se beijam na boca.

8 - Chris Meloni e Lee Tergensen


Montagem mostra sequência em que os atores Lee Tergensen e Chris Meloni se beijam na boca; a montagem mostra também sequência em que Tergensen fica no colo de Meloni. Imagem: B/K Bin.

Os atores Christopher Meloni (ou Chris Meloni) e Lee Tergensen se conheceram durante as filmagens da série Oz (exibida no Brasil pelo SBT), onde Tergensen deu vida a Tobias Beecher e Meloni interpretou Chris Keller. Ambos os personagens tem uma relação homoafetiva e os atores se tornaram grandes amigos na vida real. Durante a edição 2000 do Glaad Awards, os atores se beijaram na boca e Lee Tergensen ficou no colo de Chris Meloni!

9 - Rafael Cortez e diretor de cinema


 Rafael Cortez dá selinho em Pedro Almodóvar quando o jornalista  entrevistava o diretor de cinema para uma reportagem do 'CQC' , durante 62° Festival de Cannes, em 2009. Imagem: Hugo Gloss. 

O ano era 2009 e foi neste mesmo ano que acontecia em Cannes (França) o 62º Festival de Cannes. O humorístico 'CQC' não deixou de cobrir o evento e escalou Rafael Cortez para tal missão. Rafael Cortez entrevista o diretor Pedro Almodóvar e, para a surpresa de todos, Almodóvar pede um selinho a Rafael Cortez e é atendido!

10 - Amin Khader e Guga Noblat


Guga Noblat dá selinho em Amin Khader durante gravação de reportagem para o 'CQC'. Imagem: Divulgação/Band..

Outro integrante do 'CQC' que também beijou outro homem foi Guga Noblat. Preta Gil gravou um DVD e o humorístico da BAND foi cobrir o evento e escolheu o filho de Ricardo Noblat para tal tarefa. A equipe do 'CQC' foi enviada em cima da hora para tal missão e, por isso, não deu tempo de fazer uma pauta completa. Por conta disso, ficou tudo muito espontâneo e foi nesse clima de naturalidade que Guga Noblat e Amin Khader se beijaram.

11- Lukas Podolski e Bastian Schweinsteiger 


Bastian Schweinsteiger beija Lukas Podlski durante selfie. Imagem: Reprodução: Facebook Lukas Podolski.

Podolski e Schweinsteiger são amigos de longa data e ambos representaram a Alemanha na Copa do Mundo 2014. Há quase um ano atrás a Alemanha conquistava o seu quarto título em uma Copa do Mundo, rompendo um jejum que já durava 24 anos. Em clima de comemoração, Podolski chama o mehor amigo para uma selfie e é neste momento que Bastian beija o rosto de Lukas.

12 - Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn


Ryan Gosling beija o diretor Nicolas Winding Refn após entrega de prêmio. Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters.

Mais uma vez o Festival de Cannes viu uma cena em que dois homens se beijam na boca. Desta vez, os protagonistas foram o ator Ryan Gosling (conhecido pelo grande público pela sua atuação como protagonista no longa Diário de uma Paixão) e o diretor de cinema Nicolas Winding Refn. Em 2011 acontecia o 64º Festival de Cannes e Refn levou para casa o prêmio de melhor direção por seu filme Drive, com Carey Mulligan e Ryan Gosling no elenco. O filme conta a história de um piloto de automóveis que trabalha para bandidos em Los Angeles, EUA. Após a entrega do prêmio, Gosling foi lá e simplesmente beijou a boca do diretor!

13 - Daniel Radcliffe e James Corden


James Corden beija Daniel Radcliffe durante entrega de prêmio. Foto: Ego.

O eterno bruno Harry Potter foi premiado quando atuava na peça teatral Eqqus. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em Londres, Inglaterra e o apresentador da mesma foi James Corden. Daniel subiu ao palco a fim de receber o prêmio e foi neste momento que Corden o puxou para si e lhe deu um beijo na boca!

14 - Max George e Tom Parker 


Max George beija Tom Parker no rosto após balada em Boujis night club em Londres, Inglaterra. Foto: PacificCoastNews.com

Max George e Tom Parker integravam a boy band The Wanted (que teve as atividades encerradas por tempo indeterminado) junto com Siva Kaneswaran, Jay McGuiness e Nathan Sykes. Max e Tom são muito amigos e esta foto é uma prova da demonstração do carinho existente entre ambos.

15 - Harry Styles e Zayn Malik 


Harry Styles beija Zayn Malik durante gravação do comercial de divulgação do perfume do grupo. Imagem: Papel Pop.

Os meninos do One Direction (a saber: Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik, que saiu do grupo) tem um carinho muito grande entre si e não tem pudor nenhum em demonstrarem isso em clipes, shows e até comerciais. A troca de carinho entre os rapazes é algo tão constante que blogs de celebridades e voltados para a cultura pop já escreveram postagens apenas registrando tais momentos, como por exemplo o Papel Pop e o Morri de Sunga Branca. Pois bem, o grupo gravou um comercial a fim de divulgarem o primeiro perfume. Em um comercial gravado em preto e branco Harry Styles beija o rosto de Zayn Malik.

16 - Josh Dallas e Robert Carlyle


Robert Carlyle beija o rosto de Josh Dallas. A vida não imita a arte. Foto:Paper blog.  

A vida não imita a arte e os atores Josh Dallas e Robert Carlyle são provas vivas deste fato. No ar em Once Upon a Time, os personagens interpretados por Dallas (David/Príncipe Encantado) e Carlyle (Rumpelstiltskin/Fera) não de entendem muito bem, mas na vida real a situação é outra. A prova é esta foto, onde Robert Carlyle beija o rosto de Josh Dallas.

Um comentário:

  1. Beijar não é gostoso...?! Principalmente homem bonito...!!!Eu adoooro...!! Luiz(60)São Paulo,Cap.

    ResponderExcluir

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...