08/03/2017

Alex Ticiano - um machista popular

Alex Ticiano, um dos personagens mais populares de Verdades Secretas (2015). Imagem: TV Globo/Reprodução.

     Ele via as mulheres como objetos, traía a ex-esposa, traía a noiva, se casou com uma mulher somente para se aproximar e dormir com a filha dela e contratou uma prostituta para tirar a virgindade do filho sem ele saber. Entretanto, mesmo com todas estas características, Alex Ticiano foi um dos personagens mais populares de Verdades Secretas (2015). Como um homem com todas estas características se tornou tão popular?

Rodrigo Lombardi interpretou Alex Ticiano. Imagem: Reprodução.

     Verdades Secretas (2015) foi uma novela "das onze" escrita por Walcyr Carrasco e exibida pela Rede Globo de Televisão. A trama mostrou o submundo da fama, onde homens e mulheres dizem para a sociedade que são modelos, mas que na prática são profissionais do sexo. Angel/Arlete (Camila Queiroz) é a protagonista da história. Após a separação dos pais, Camila se muda para a capital com a mãe e vai morar com a avó materna. Sonhando em ser modelo, acaba indo para a agência de Fanny (Marieta Severo), que na prática é uma agência de prostituição, onde as moças oferecem serviços sexuais para homens de grande poder aquisitivo. Mesmo relutante, Angel acaba entrando nesse universo, pois se encontra em uma situação financeira difícil. É nesse mundo que Angel conhece Alex Ticiano (Rodrigo Lombardi).

Angel (Camila Queiroz) em cena da novela Verdades Secretas. Camila, que até então era modelo, se tornou conhecida do grande público após este trabalho na TV. Imagem: Reprodução.

     Alex era um bilionário dono de uma holding. Era divorciado de Pia (Guilhermina Guinle),com quem teve um casal de filhos. As constantes traições de Alex causaram o fim do casamento. Alex trabalhava muito e acreditava que sua função era somente suprir as necessidades materiais de seus filhos e pagar uma pensão para a ex-esposa, quem ele achava que deveria cuidar dos filhos. Este fato ficou evidente em uma cena da novela onde Giovanna (Agatha Moreira), na ausência da mãe, dá uma mega festa na mansão onde mora, deixando a casa destruída. Alex, pai da moça, é chamado até a mansão e pergunta a ex: "Como é que você viaja e deixa os meus dois filhos sozinhos? Pra que que eu te pago pensão, Pia?", que responde: "Paga porque é lei".
     No início da trama, Alex era noivo de Samia (Alessandra Ambrosio), mas a traía constantemente quando ela estava viajando. Alex traía a sua noiva com garotas de programa. Isso porque ele via as mulheres com quem se relacionava como objetos a sua disposição. Além disso, ele não sentia afeto ou queria ter intimidade com nenhuma delas. A única coisa que queria era mostrar seu grande poder financeiro e sentir que todos estavam a sua disposição. Alex não queria uma mulher ao seu lado, Alex queria uma pessoa que realizasse todos os seus desejos e que estivesse sempre a seu dispor. Alex Ticiano não gostava somente de se relacionar com prostitutas: ele tinha preferência por prostituas que eram menores de idade. Isso porque uma menor de idade tem menos experiência e tende a ser mais ingênua, sendo mais propensa a realizar os caprichos de Ticiano. Fanny, a dona da agência que oferece serviços de book rosa, conhece o perfil de mulher que agrada Alex. Tanto é que em dois momentos da trama ela recomenda as moças que vão se encontrar com o bilionário a se fingirem de inexperientes, mas elas não conseguem enganar Alex.

Os encontros sexuais de Angel e Alex renderam ótimas sequências ao folhetim e repercutiram nas redes sociais. Imagem: Felipe Monteiro/Gshow. 

     Angel e Alex começaram a se encontrar com frequência. A obsessão do magnata pela jovem era tanta que ele pede para Fanny separar Angel exclusivamente para ele, impedindo a jovem de se encontrar com algum outro cliente. Alex oferece uma grande quantia em troca e Fanny aceita sem pestanejar. Alex deixa claro para Angel que não quer se casar com a garota e, além disso, ele é acusado de estuprar uma modelo da agência de Fanny, o que não é verdade. Desiludida com Alex, Angel se afasta dele. O bilionário tenta de todas as formas se aproximar da jovem modelo, mas ela não cede. Disposto a voltar a se encontrar com a modelo, Alex se casa com Carolina (mãe de Angel) a fim de voltar a se encontrar com a jovem. Fica comprovado que Alex não estuprou uma modelo e, desta forma, mesmo estando namorando, Angel volta a ter relações sexuais com Alex, que agora é seu padrasto. Uma das razões que  fizeram Angel voltar a ter relações com Alex foi uma ameaça que ele fez de contar a mãe da jovem toda a história deles. Com isso, mesmo correndo o risco de ser descoberta pela mãe (o que acontece nos últimos capítulos da novela), Angel e Alex voltam a ter intensas relações sexuais, incendiando a internet.

Bruno (João Vitor Silva) e Alex Ticiano (Rodrigo Lombardi) em cena da novela Verdades Secretas. Alex  não aceitava o fato de Bruno, seu filho, ser virgem. Imagem: Felipe Monteiro/Gshow. 

     O fato de Alex se relacionar com várias mulheres não significa necessariamente que ele estivesse preocupado em satisfazê-las sexualmente. Pelo contrário. Como já dito acima, Alex via as mulheres com quem se relacionava (a grande maioria destas eram prostitutas menores de idade) como meros objetos de seu deleite. Além disso, em uma discussão violenta com o pai, Giovanna disse que, se para o irmão o pai trazia preservativos, ele não perguntava nem se a jovem estava namorando. Isso mostra que para Alex a sexualidade da mulher não importava, mas a do homem deveria sim ser incentivada. É por isso que ele contrata uma garota de programa para se fazer de estudante e seduzir o filho. Isso porque Alex não suportava a ideia de ter um filho virgem. Para ele, não importava ter uma filha virgem, mas ter um filho que ainda não tinha tido relações sexuais era inadmissível para Alex Ticiano que, além disso, achava que o mancebo era homossexual. Bruno era um jovem romântico que queria perder a virgindade com quem realmente estivesse apaixonado. Alex não concordava com isso porque acreditava que "romantismo é coisa de mulher (...) amor pra homem é sexo, é fogo, é tesão (...) Homem se apaixona quando o pau fala mais que a cabeça (...)". Bruno fica arrasado ao saber que a moça por quem havia se apaixonado era na verdade uma prostituta contratada pelo pai. Este fato faz Bruno mergulhar no mundo das drogas e o jovem passa a ter relações sexuais com outro homem. A fim de se livrar das drogas, Bruno vai para uma clínica de reabilitação.

Drica Moraes interpretou Carolina, mãe de Angel em Verdades Secretas. A mãe não suportou o fato de o seu marido e a filha serem amantes, fato que a levou ao suicídio. Imagem: Reprodução. 

     Alex e Angel se relacionavam no mesmo apartamento em que o ricaço morava com a mãe da jovem. O desejo que um sentia pelo outro era imenso e começou a levantar suspeitas daqueles que conviviam com a família recém-formada (os empregados que trabalhavam na residência foram os primeiros a descobrirem o caso e todos foram demitidos). Um dia, Carolina pega Alex e a filha na cama. O mega-empresário conta tudo para Carolina, que fica arrasada. Devastada com o fato de a filha estar se deitando com o marido, a mãe de Angel se suicida com um tiro na cabeça. Era a segunda vez que Carolina era traída pelo cônjuge. A primeira vez que isso aconteceu foi com o pai de Angel, que tinha uma amante e até uma filha com ela. Quase todos suspeitavam dos reais motivos que levaram ao suicídio de Carolina, mas nada nunca foi provado de fato e tudo ficou por isso mesmo. Com a consciência pesada pela morte da mãe, Angel dispara vários tiros em Alex em uma viagem a dois para o litoral. A jovem joga o corpo de Alex no mar, que nunca foi encontrado e conta a uma versão falsa para a morte do magnata, versão esta que convence a polícia. No fim, Angel e Guilherme (Gabriel Leone) se casam. A família tradicional brasileira não tolera LGBTs, mas não vê problema algum no fato de o padrasto dormir com a enteada.
     Verdades Secretas passou a ser exibida e não demorou muito para que Alex se tornasse um dos personagens mais populares da trama. Logo no primeiro capítulo, o bumbum de Rodrigo Lombardi (ator que interpretou Alex Ticiano) aparece na trama, repercutindo nas redes sociais. Este fato se repetiu várias vezes e sempre que Alex protagonizava uma cena de sexo, a unternet ia à loucura. Rodrigo Lombardi não é feio e, desta forma, muitas telespectadoras desejaram estar no lugar de Angel ou de qualquer outra mulher com quem Alex se deitou. Teve mulheres que até desejaram fazer book rosa para realizarem tal desejo. Como já dito, Alex é um dos personagens mais populares de Verdades Secretas e o Hugo Gloss, que fazia resumos cômicos do folhetim após cada capítulo do mesmo, passou a se referir a Alex Ticiano como RajGrey. O Raj era o personagem que Rodrigo havia interpretado em Caminho das Índias (2009), um dos personagens mais populares de sua carreira (na mesma época que Verdades Secretas era exibida, o Vale a Pena Ver de Novo reprisava Caminho das Índias). Já o Grey era por causa do Christian Grey, um dos personagens principais da saga 50 Tons de Cinza. Isso porque haviam semelhanças entre o Alex Ticiano e o Christian Grey. Sem dúvidas, Walcir Carrasco se inspirou em Christian para compor Alex. A pergunta que fica no ar é a seguinte: como um personagem com o perfil aqui descrito conseguiu ser tão popular?

Conclusão

     O fato de Alex Ticiano ser um dos personagens mais populares de Verdades Secretas revela que ele é o perfil de macho que a sociedade espera: rico, bonito, viril e sedutor; tendo relações com várias mulheres diferentes, mas sem jamais se apaixonar pelas mesmas. Vale destacar que mesmo sendo comprometido, Alex continuava tendo relações com outras mulheres. Aquelas que desejavam Alex Ticiano estavam reproduzindo todos estes valores machistas. Entretanto, se por um lado haviam jovens que desejavam Alex Ticiano, haviam aquelas que sentiam repulsa pelo mesmo, reprovando o perfil de Alex em textos na rede e em rodas de conversa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...