26/07/2018

Beijo na boca: uma prática que nem sempre foi restrita a casais

Maradona e Caniggia se beijam após a goleada do Boca Juniors (clube que eles integravam na época) de 4 a 1 sobre o River Plate. Este beijo é um dos mais lembrados da história do futebol. Ao longo do texto, será colocada inúmeras fotos de jogadores que se beijaram na boca. O objetivo é matar a saudade da Copa do Mundo 2018. Imagem: Reprodução.

     O beijo na boca é uma prática comum e exclusiva a pessoas que nutrem um forte amor e paixão entre si. Ele é a prova indiscutível de que duas pessoas se amam, como também é a prova de uma traição, caso um dos cônjuges esteja praticando o adultério. Entretanto, olhando para a história, é possível chegar a conclusão de que o fato de duas pessoas se beijarem na boca não significa necessariamente que há  um desejo sexual entre elas.

Ivan Rakitic, atualmente no Barcelona, e Daniel Carriço se beijam após o Sevilla conquistar a UEFA Europa League, em maio de 2014. Imagem: Reprodução.

     Uma prática exclusiva e restrita a casais é o beijo na boca. Podemos identificar um casal na rua pelo modo como se olham, como se tocam, mas principalmente pelo beijo na boca. A gente pode nunca ter visto um casal específico anteriormente na rua, mas a partir do momento em que eles se beijam na boca (seja selinho ou beijo de língua), a gente tem a prova definitiva de que as pessoas que se beijaram são um casal. Agora, os pormenores da relação (se são namorados, casados, amantes ou "ficantes"), a gente nunca vai saber, a não ser que perguntemos. Mas quem teria a audácia de fazer isso?

Wayne Rooney beija Tomasz Radzinski, integrantes do Everton na época, após Tomasz  fazer um gol. Imagem: Reprodução.

     Ao olharmos para a história, se conclui que nem sempre o beijo na boca foi uma prática exclusiva de casais apaixonados. Na Roma Antiga, era comum os homens se beijarem na boca como demonstração de afeto e amizade. Não tem como saber o momento preciso em que isso aconteceu, mas o fato é que com o passar do tempo, o beijo na boca se tornou algo restrito a casais, a marca inconfundível de que duas pessoas se amam e se desejam. Desta forma, as demonstrações de carinho entre amigos se tornaram limitadas e o desejo de beijar outra pessoa na boca, principalmente se a outra pessoa for alguém do mesmo sexo, passou a ser visto como algo com conotação sexual e motivo suficiente para colocar a sexualidade de outra pessoa em dúvida. Com isso, a sexualidade humana e as demonstrações de afeto passaram a ser pouco discutidos por grande parcela da sociedade.

Gary Neville e Paul Scholes, que na época integravam o time do United, se beijam após o segundo ter feito um gol, em 2010. Imagem: Reprodução.  

     O que quero dizer é que o fato de duas pessoas se beijarem na boca, independente de serem do mesmo sexo ou não,  não significa necessariamente que há um desejo sexual entre elas. O beijo na boca é uma demonstração de afeto, assim como o abraço ou o beijo no rosto. E se uma pessoa quiser beijar outra na boca, principalmente se a pessoa a ser beijada for do mesmo sexo, não significa que tal pessoa seja homossexual. Mas e se a pessoa fosse de fato gay, que mal haveria nisso? Atualmente, como vocês podem ver pela foto, há pessoas que se beijam na boca como demonstração de carinho e sem nenhuma conotação sexual. Entretanto, há uma problemática com relação a esta prática. Em apresentações mundo afora, há cantores que costumam beijar seus fãs como uma "demonstração de carinho". Entretanto, os fãs beijados são sempre do sexo feminino, além de serem mulheres muito belas. E quando estes cantores se casam com uma mulher, eles deixam de beijar as fãs na boca como sinal de "afeto". A pergunta que fica é: este cantor beijava as mulheres na boca como uma "demonstração de carinho" ou com desejo sexual mesmo?

Na Copa da Escócia de 1996, Paul Gascoigne e Ally McCoist chocaram suas cabeças acidentalmente. Gascoigne se desculpa com seu amigo lhe dando um beijo na boca. Imagem: Reprodução. 

Conclusão

     O beijo na boca é visto como uma prática restrita somente a casais. Entretanto, a história nos mostra que nem sempre foi assim. Beijar uma pessoa na boca é a mesma coisa que dar um abraço, um beijo no rosto ou um tapinha nas costas por exemplo. Porém, o tabu na sociedade impede que o beijo na boca seja algo comum entre pessoas que não se desejam sexualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...