13/04/2017

Planeta Xuxa: o programa que veio para mudar gradativamente a imagem de Xuxa

Xuxa ao lado das paquitas e do grupo You Can Dance em abertura do Planeta Xuxa. O número 1 em seu vestido é uma alusão ao primeiro mês de gestação de Xuxa, que estava grávida de sua única filha Sasha. Imagem: Reprodução.



     Na segunda metade da década de 1990, Xuxa já estava muito bem consolidada com Rainha dos Baixinhos. Seus programas de televisão, seus filmes, suas músicas e tudo que carregava seu nome eram um verdadeiro sucesso. Entretanto, nada dura para sempre: Xuxa não passaria a vida toda apresentando programa infantil (ao contrário do que ela pensava). Uma mudança em sua carreira precisava ser feita e isto aconteceria de modo gradual. 



Alguns dos muitos figurinos que Xuxa usava durante seus programas infantis. As roupas que Xuxa usava, bem como o seu comportamento espontâneo e carismático, davam a impressão de que Xuxa era uma menina. Imagem: Reprodução.


     Antes de falarmos sobre o Planeta Xuxa, programa que estreou no dia 05 de abril de 1997, convém primeiro analisar brevemente a carreira de Xuxa até o dia em que o programa em questão foi ao ar pela primeira vez. Na segunda metade da década de 1990, Xuxa já era nacional e internacionalmente conhecida como Rainha dos Baixinhos. Ela já estava há 10 anos na Rede Globo e seus programas eram um sucesso de audiência. O Xou da Xuxa (1986-1992) foi um sucesso absoluto e até hoje é conhecido como o programa infantil de maior audiência da história da televisão brasileira. O Xuxa Park (1994-2001) era líder de audiência nas manhãs de sábado. Além disso, os discos de Xuxa "vendiam que nem água" e era regra em festas infantis. Quem não tinha, pegava emprestado com alguém (o jeito era esse. Não tinha internet, pen-drive ou plataformas digitais onde você podia baixar músicas). Os filmes estrelados por Xuxa também eram um verdadeiro sucesso. Na verdade, tudo que tinha o nome de Xuxa vendia. É por isso que até hoje ela tem dezenas de produtos que leva seu nome. O sucesso da loira entre o público infantil era absoluto, mas não ia durar para sempre. 



Xuxa e Hebe Camargo (1929-2012) durante o Programa Xuxa (1993). O programa não teve o sucesso esperado e ficou apenas cinco meses no ar. Imagem: Reprodução. 


     Antes de investir no público infanto-juvenil com o Planeta Xuxa, a loira já havia feito outros programas que não eram voltados para o público infantil. O Programa Xuxa foi ao ar em 1993 e findou no mesmo ano porque não teve a repercussão esperada. O insucesso da atração televisiva em questão não foi porque o programa era ruim, foi por outras razões. O épico Xou da Xuxa havia chegado ao fim no ano anterior e a imagem de Xuxa estava fortemente associada ao público infantil. O Programa Xuxa não era voltado especificamente para o público infantil, mas sim para toda a família. Estas razões fizeram com que o programa em questão não desse certo. Em 1994, Xuxa passa a apresentar o Xuxa Park nas manhãs de sábado. O programa em questão tinha uma linguagem similar a do Xou da Xuxa e era voltado especificamente para o público infantil. O mesmo foi líder absoluto de audiência no período em que foi exibido. O Programa Xuxa não era ruim, ele só foi lançado no momento errado. 



Xuxa entrevistando o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno no Intimidade, quadro do Planeta Xuxa. Neste quadro, a loira costumava fazer perguntas íntimas e falar levemente de sexo. Imagem: Reprodução. 


     O tempo passou e Xuxa arriscou mais uma vez. É neste momento que estreia o Planeta Xuxa. O programa era uma adaptação do Xuxa Hits, quadro do Xuxa Park. O programa era voltado para o público já adolescente. Por conta disso, algumas reformulações precisaram ser feitas, uma vez que o programa não era voltado para o público infantil.  Xuxa continuava mantendo a imagem de rainha, mas ela não mais descia de  uma nave espacial, mas sim surgia de um globo terrestre que se abria ao meio (em uma das temporadas do programa). Além disso, ela não mais se vestia como uma menina, como nos tempos de Xou da Xuxa. A rainha estava em sua fase "zoeira" e por causa disso cantava com os convidados, dançava sem pudor algum e fazia perguntas inusitadas e pessoais que eram feitas de modo cômico e leve. As paquitas também estavam no programa, mas elas não se vestiam com as clássicas fardas e chapéus de soldado. Ao invés disso, elas eram chamadas por apelidos que eram condizentes com os anos 1990 e as roupas que usavam eram figurinos que estavam na moda neste mesmo período. Destaque também para os papaquitos, belos assistentes de palco que enlouqueciam homens e mulheres. Havia também os fortões, que dançavam sem blusa no programa. A atração contou também com as Garotas do Zodíaco, grupo composto por 12 moças onde cada uma representava um signo. Os meninos do grupo You Can Dance, Adriana Bombom e as Irmãs Metralha também passaram pelo Planeta Xuxa. A turma da Xuxa marcava presença. 
     Xuxa se dedicou ao Xuxa Park e ao Planeta Xuxa ao mesmo tempo. Ambos eram exibidos aos sábados. O primeiro era de manhã e o segundo à tarde. Entretanto, depois de um tempo, o Planeta Xuxa passou a ser exibido nas tardes de domingo. Com isso, Xuxa se tornou uma das primeiras (ou até mesmo a primeira) mulheres a apresentar um programa aos domingos, horário tradicionalmente dominado por homens. Lembrando que Planeta Xuxa não foi o primeiro programa dominical que Xuxa apresentou. Antes, a loira já havia apresentado o Bobeou Dançou (1989) e Programa Xuxa (1993). Xuxa se dedicou a estes dois programas porque ela estava fazendo uma transição de público, onde gradativamente ia abandonando o público infantil e se aproximando do público mais crescido. 


Há aproximadamente 20 anos atrás Thalia foi ao programa de Xuxa e foi entrevistada pela loira. Entretanto, a participação de Thalia nunca foi exibida. Imagem: Reprodução.


     O Planeta Xuxa era um programa que incorporou o espírito de uma boate. O cenário e as músicas tocadas (com direito a DJ) eram similar ao de uma boate. Além disso, cantores que estavam fazendo sucesso na época costumavam ir ao programa de Xuxa. Quando a loira entrou de licença-maternidade para ter Sasha, o programa em questão foi apresentado por vários cantores como Ivete Sangalo, Claudinho e Buchecha, Daniel, Alexandre Pires e Zezé di Camargo e Luciano. Os quadros do Planeta Xuxa eram famosos e fizeram história. Um deles era o Transformação, considerado o primeiro quadro da televisão brasileira que tinha o objetivo de mudar a aparência da pessoa. Xuxa escolhia uma pessoa da platéia que tinha o seu visual completamente mudado durante o programa, com direito a corte de cabelo e maquiagem. Outro quadro famoso era o Viagem Surpresa do Planeta, em que uma pessoa focalizada pela câmera do programa ganhava na hora uma viagem para algum lugar do país. Destaque também para o Cinderelas do Planeta, em que moças de 15 anos realizavam o sonho de dançar valsa com seus ídolos. Entretanto, o quadro mais famoso do Planeta Xuxa é o épico Intimidade. Neste quadro, Xuxa fazia perguntas absurdas e extremamente pessoais para seus entrevistados. Passaram pelo Intimidade famosos como Susana Vieira, Luana Piovani, Reynaldo Gianecchini, Marcelo Antony, Regina Duarte, Ronaldo Fenômeno, Renato Gaúcho e Thalia. Esta última nunca teve sua participação exibida para os telespectadores. Segundo a própria Xuxa, a Rede Globo vetou a participação de Thalia no Planeta Xuxa porque na época ela estava em alta no Brasil por conta da trilogia das Marias (Marimar, Maria Mercedes e Maria do Bairro) que era exibida no SBT, rendendo muito sucesso a emissora de Silvio Santos. Desta forma, a TV Globo não quis dar ainda mais visibilidade para o SBT e por isso a entrevista com Thalia foi cortada. Em 2014, o Planeta Xuxa foi reprisado no Canal Viva e muitos fãs cogitaram a possibilidade da participação de  Thalia ser exibida, o que não aconteceu. 

Conclusão

     O Planeta Xuxa tinha a função de dissociar gradativamente a imagem de Xuxa enquanto apresentadora de programa infantil e se aproximar aos poucos do público adulto. Enquanto apresentava este programa, Xuxa apresentava paralelamente o Xuxa Park, pois a intenção não era terminar um e começar outro imediatamente, mas devagar. Esta transição estava sendo muito bem conduzida, mas pelo fato de querer continuar trabalhando com crianças, coisa que a então amiga e empresária Marlene Mattos era contra, o Planeta Xuxa chegou ao fim depois de cinco anos no ar. Após isso, Xuxa voltou a se dedicar inteiramente ao público infantil, mas ela nunca mais obteve o mesmo sucesso de outrora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...