27/01/2016

Davi e Jônatas, um caso de bromance

Jônatas (à esquerda, interpretado por Cláudio Fontana) e Davi (à direita, interpretado por Leonardo Brício) em cena da minissérie Rei Davi, exibida pela Rede Record. Imagem: r7.com
     Davi e Jônatas são dois personagens bíblicos que viveram uma amizade ímpar, que não se compara as demais amizades vividas por outros personagens bíblicos. Nos tempos de Davi e Jônatas não havia o termo bromance (até porque nenhum dos personagens bíblicos são de origem inglesa), mas analisando os textos bíblicos e a definição do termo bromance, se pode chegar a conclusão de que a amizade vivida por Davi e Jônatas pode ser encaixada neste perfil de amizade.
     Jônatas era filho do rei Saul, o primeiro rei de Israel que no começo se preocupou em fazer a vontade de Deus, mas com o tempo passou a não mais obedecê-la, a ponto de espíritos malignos o perturbarem (1 Samuel: 16. 14) e a ponto também de Deus o rejeitar (1 Samuel: 16. 1). Saul teve por volta de seis filhos (1 Samuel: 14. 49 e 1 Samuel: 31. 2. Em 1 Samuel: 14. 49, Abinadabe não é citado, mas é citado em 1 Samuel: 31. 2. Já Isvi é citado em 1 Samuel: 14. 49, mas não é citado em 1 Samuel: 31. 2. Com isto, é possível concluir que Saul teve mais ou menos seis filhos) e um destes filhos era Jônatas, o mais velho. A Bíblia não fala muita coisa com relação a Jônatas, porém uma vez que ele era filho do rei Saul, se pode pressupor que ele foi educado de modo a assumir o trono de Israel um dia. Além disso, Jônatas era um guerreiro e em um período em que as guerras fazia parte do cotidiano daquele povo, Jônatas foi para o campo de batalha muitas vezes (1 Samuel: 14. 1-23, 1 Samuel: 14. 36-52 e 1 Samuel: 31. 1-13; onde Jônatas, seus irmãos homens e seu pai são mortos).
     Por sua vez, Davi era filho de Jessé, bisneto de Rute e trineto de Raabe (Mateus: 1. 5-6), a prostituta que escondeu os espias em sua casa (Josué: 2. 1-7). Davi era o mais novo de uma família de oito irmãos e era pastor de ovelhas. Por ondem de Deus, Samuel unge a Davi como rei de Israel (1 Samuel: 16. 12-13) e o mesmo ganha fama após matar o gigante Golias, despertando a ira de Saul, motivo pelo qual ele tentou matar Davi diversas vezes. Quando Davi foi ungido rei, Davi era um adolescente e até assumir o trono de Israel, o mesmo teve de enfrentar muitas batalhas e perseguições.

A amizade entre Davi e Jônatas

     Jônatas era mais de 10 anos mais velho que Davi (quando Davi era um adolescente, Jônatas já havia lutado em muitas guerras. Além disso, Jônatas era o filho mais velho de Saul) e isso não serviu de barreira para  que uma linda amizade nascesse entre os dois. O amor que um sentia pelo outro era tão forte que a alma de um se ligava com a alma do outro (1 Samuel: 18. 1). Além disso, o amor existente entre os dois completava a Davi de tal forma que o mesmo, quando chorava a morte de Jônatas, disse que "Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres" (2 Samuel: 1. 26). A Bíblia não revela muitos detalhes, mas pelos versículos bíblicos aqui expostos, supõe que ambos era como "unha e carne": aonde um ia, o outro ia atrás. O amor existente entre os dois era demonstrado também por meio de beijos e abraços (1 Samuel: 20. 40-41).
     O amor entre Jônatas e Davi não era demonstrado somente por meio de carinhos: era demonstrado também através de ações. No capítulo 18 de 1 Samuel está registrado que Jônatas tirou sua capa, as suas vestes, a sua espada, o seu arco e o seu cinto; e deu tudo isso a Davi. Tais coisas dadas a Davi eram objetos de muito valor, principalmente a espada e o arco; coisas primordiais para alguém que está constantemente no campo de batalha, como era o caso de Jônatas. Foi Jônatas também quem acalmou a Saul, não deixando que o pai matasse a Davi (1 Samuel: 19. 1-11). Foi também por causa do amor entre ambos que Davi e Jônatas fizeram um pacto, onde Jônatas fez Davi prometer que não mataria nenhum de seus parentes (1 Samuel: 20: 15-17). Muitos anos se passaram desde o dia em que esse juramento foi feito e foi durante este período que Jônatas morreu. Entretanto, Davi não se esquece do pacto feito com o amigo. Em 2 Samuel 9, está escrito que Davi, por causa do amor que sentia por Jônatas, manda buscar Mefibosete de Lodebar para que ele comesse a mesa do rei como um de seus filhos pelo resto de seus dias. Além disso, todas as terras que antes pertenciam a Saul, de agora em diante pertenceriam a Mefibosete (2 Samuel: 9. 7).

O amor entre Davi e Jônatas não envolvia atração sexual

     Como já dito no tópico acima, a alma de Davi se ligava a alma de Jônatas, ambos estavam juntos constantemente e trocavam carinhos entre si. Por conta disso, uma pessoa desavisada pode acreditar que Davi e Jônatas formavam um casal gay. Entretanto, tal hipótese não tem nenhum embasamento bíblico. A história de Davi e Jônatas, assim como a maioria das histórias bíblicas, aconteceram em regiões que atualmente correspondem ao Oriente Médio. Até hoje nestas regiões os homens costumam se beijar, se abraçar e até andar de mãos dadas. Vale lembrar também que não eram apenas Jônatas e Davi que trocavam carinhos entre si. O discípulo amado (alguns atribuem esta alcunha ao apóstolo João, mas a Bíblia não revela a real identidade do mesmo) costumava reclinar a sua cabeça sobre o peito de Jesus (João: 13. 23-25), Judas Iscariotes mostrou aos soldados quem era Jesus por meio de um beijo na face do mesmo (Mateus: 26. 47-49); e ao se reencontrarem, os gêmeos Esaú e Jacó se abraçaram, se beijaram e choraram (Gênesis: 1-4).
     Davi era polígamo, tendo se casado com Mical (irmã mais nova de Jônatas), com Bate Seba (mãe de seu filho Salomão) e se envolvido com Abigail, Ainoã, Maaca, Hagita, Abital, Eglá e muitas outras. Em um termo chulo e vulgar, "Davi não podia ver um rabo de saia". Assim como Davi, Jônatas também era heterossexual. Com relação a Jônatas, a Bíblia não dá muitos detalhes acerca do mesmo. A Bíblia não fala também quem foi a esposa de Jônatas, mas revela que o mesmo teve um filho de nome Mefibosete, que por sua vez teve um filho chamado Mica (2 Samuel: 9. 12).

Definição do termo bromance

     Bromance é um termo oriundo da junção da palavra inglesa brother (que significa irmão) com a palavra 'romance'. Ou seja: o termo significa "amor entre caras" ou "romance entre caras". Bromance é uma expressão usada para caracterizar um relacionamento íntimo (mas não sexual) entre dois ou até mais homens. Guy love ("amor entre caras") e man-crush ("atração masculina") também são palavras de origem inglesa que são usadas para designar este tipo de relacionamento. O termo bromance foi criado na década de 1990.
     O relacionamento entre Davi e Jônatas pode ser caracterizado como bromance porque os dois tinham um relacionamento íntimo (que não envolvia sexo), onde nem o amor de uma mulher poderia corresponder a este sentimento que ligava a alma de ambos. Além disso, Jônatas e Davi estavam constantemente juntos, como uma forma de intimidade homossocial (relacionamento entre pessoas do mesmo sexo que não são de natureza sexual ou romântica. Demonstrações de carinho, conversas sinceras sobre sexualidade, vida e saúde são comuns neste tipo de relação).

Conclusão

     A amizade entre Davi e Jônatas pode ser caracterizada como um bromance, pois entre os personagens bíblicos haviam trocas de afeto, diálogo e união, não havendo sexo nesta mesma relação. O relaciomanento entre Jônatas e Davi aconteceu milhares de anos antes do termo bromance ter surgido, na década de 1990. Este fato mostra que o bromance já existia há muito tempo, antes mesmo do termo ter sido criado. Isso prova que o amor sempre existiu, antes mesmo de ser definido.


Não é só na Bíblia em que há casos de bromance! A vida real e atual está cheia de relações similares. Veja agora alguns famosos e seus respectivos bromances:


1 - Jay McGuiness e Siva Kaneswaran

Jay McGuiness (à esquerda) e Siva Kaneswaran (à direita) durante evento. Imagem: Dailymail.

     Ambos fizeram parte da boyband The Wanted e tem personalidades antagônicas. Se Jay McGuiness é extrovertido e brincalhão, Siva Kaneswaran é discreto e contido. Entretanto, este fato não impediu que os rapazes criassem uma afinidade entre si. O bromance entre os dois foi apelidado de 'Jiva' (resultado da junção dos nomes Jay e Siva).

2 - Max George e Tom Parker

Max George (à direita) beija Tom Parker (à esquerda) em demonstração de carinho. Imagem: SugarScape.

     Assim como Siva Kaneswaran e Jay McGuiness, Tom Parker e Max George também fizeram parte da boyband The Wanted (que era integrada também por Nathan Sykes). Max e Tom se tornaram grandes amigos e a amizade dos dois foi apelidada pelos fãs de 'Tomax' (fruto da junção dos nomes Tom e Max). Em 2014, o grupo The Wanted deu uma pausa em suas atividades por tempo indeterminado.

3 - Liam Payne e Zayn Malik

Zayn Malik (à esquerda) e Liam Payne (à direita). Ambos são muito amigos e demonstram isso sem pudor algum. Imagem: R and M.

     One Direction é uma boyband conhecida mundialmente e que tem várias músicas de sucesso no currículo (Best Song Ever, What Makes You Beautiful, Story of My Life, One Thing e You & I são alguns exemplos). Liam Payne e Zayn Malik se conheceram enquanto participavam do reality The X Factor e com o tempo passaram a nutrir um sentimento mútuo. O bromance dos dois é chamado de 'Ziam' (união dos nomes Zayn e Liam). Zayn Malik deixou o grupo em março de 2015 e desde então tem se dedicado a carreira solo.

4 - Harry Styles e Louis Tomlinson

Louis Tomlinson sendo beijado por Harry Styles. Imagem: Teen.com

     Harry Styles, Louis Tomlinson, Liam Payne, Zayn Malik (que deixou o grupo) e Niall Horan compõem o grupo One Direction. E se Liam e Zayn são muito próximos, Harry e Louis se gostam bastante. A boyband em questão disse que daria uma pausa em 2016, mas que não chegaria ao fim. Além disso, os meninos do 1D não se dão bem com os meninos do The Wanted. Os integrantes de ambos os grupos já protagonizaram vários desentendimentos pelas redes sociais.

Obs.: o bromance de Harry e Louis é chamado de 'Larry Stylinson' (resultado da junção dos nomes e sobrenomes de Louis e Harry).

5 - Jensen Ackles and Jared Padalecki

Jared Padalecki (à esquerda) e Jensen Ackles (à direita) em momento de descontração. Imagem: Pinterest.
   Jensen Ackles e Jared Padalecki se conheceram em 2005, durante as filmagens da série Supernatural. De lá para cá, ambos se tornaram amigos inseparáveis. A prova disso está no fato de um ser padrinho de casamento do outro.  A amizade dos dois é chamada por seus fãs de Padackles (união entre os sobrenomes Padalecki e Ackles). J's, J2, J² e J-squared são alguns termos atribuídos ao bromance vivido por Jared e Jensen.
 
6 - Cesc Fàbregas e Gerard Pique

Cesc Fàbregas e Geard Piqué. Imagem: Tumblr.
     Cesc Fàbregas é um jogador de futebol que atua como meia no Chelsea FC. Já Gerard Piqué também é um jogador de futebol, mas que atua como zagueiro no Barcelona. Entretanto, o fato de jogarem em times opostos não impedem que ambos sejam grandes amigos. A amizade dos dois ganhou a alcunha de 'Fabriqué' (junção dos sobrenomes Fàbregas e Piqué).

7 - Mario Götze e Marco Reus

Marco Reus (à esquerda) e Mario Götze (à direita). Imagem: Pinterest.
     Mario Götze é um jogador de futebol alemão que atua como meio-campista e meio-armador. Defende  a Seleção Alemã de Futebol e o Bayern de Munique. Por sua vez, Marco Reus é um futebolista alemão que atua como meia-atacante e ponta; e joga na Seleção Alemã de Futebol e no Borussia Dortmund. A grande amizade existente entre os dois é chamada de Götzeus (junção dos sobrenomes Götze e Reus).

8 - Ben Affleck e Matt Damon

Matt Damon (à esquerda) e Ben Affleck. Imagem: abc NEWS.
     Ben Affleck é um ator, diretor, cineasta, produtor e roteirista norte-americano. Já ganhou 2 Globos de Ouro, 2 BAFTAs e 2 Oscares, maior prêmio da indústria cinematográfica. Já Matt Damon também é um ator, roteirista e produtor norte-americano. Assim como Ben Affleck, Matt é um profissional respeitado e premiado (Matt já ganhou 1 Oscar e 2 Globos de Ouro). Matt e Ben são amigos de infância e tem uma produtora de filmes, cujo nome é Pearl Street Films. O bromance dos dois é visto como "talvez o bromance pioneiro na história do showbiz", o que levou a uma peça de teatro off-Brodway (teatro menor que o da Brodway) chamada Matt and Ben.

9 - George Clooney e Brad Pitt

George Clooney e Brad Pitt. Imagem: NYDailyNews.com
     George Clooney é um ator consagrado e premiado, já tendo levado para casa 5 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 2  Oscars. Além disso, ganha US$ 10 milhões mensais por ser garoto-propaganda da marca  de café Nespresso. Já Brad Pitt é um ator, produtor cinematográfico, dono da produtora Plan B Entertainment e dono da vinícola Miraval, junto com sua esposa Angelina Jolie. Assim como Clooney, Brad Pitt é um ator premiado que já levou para casa 1 Oscar, 2 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 1 prêmio do Festival de Veneza. As tendências bromânticas de Clooney serviram de inspiração para um episódio da série American Dad! intitulado Tears of a Clooney (Lágrimas de um Clooney). No episódio, o personagem Stan Smith se envolve com Clooney como parte de um complexo plano de vingança.

Obs.: no ano passado, a amizade dos dois deu uma estremecida porque Brad afastou Clooney da produção de um filme sobre poluição ambiental. Entretanto, Brad Pitt sabia do interesse de Clooney em participar do projeto, mas ainda assim Pitt e sua equipe o dispensaram. Além disso, outros fatores estremeceram a amizade dos dois. Um destes fatores seria o fato de Angelina Jolie (esposa de Brad Pitt) e Amal Alamuddin (esposa de George Clooney) se odiarem. Por esta razão, Brad e Angelina não teriam ido ao casamento de Clooney.

10 - Frank Iero e Gerard Way

Frank Iero (à esquerda) e Gerard Way (à direita), guitarrista e vocalista da banda My Chemical Romance, respectivamente. Imagem: We Heart It.

     Não tem como fazer esta lista e ignorar os amigos Frank e Gerard e é por esta razão que eles encerram este post. A amizade entre Iero e Way é um dos casos mais antigos e conhecidos de bromance. A relação dos rapazes envolvia trocas intensas de carinho, agressões físicas e pequenos beijos trocados durante as apresentações. Fora do palco, declarações, indiretas, abraços e demonstrações de carinho eram comuns entre os rapazes. Em uma entrevista, por falta de cadeiras suficientes, Frank ficou sentado no colo de Gerard durante o tempo em que eram entrevistados. Além disso, Frank ficou o tempo todo abraçando e acariciando Gerard. A banda My Chemical Romance chegou ao fim em março de 2013, depois de 12 de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...