20/03/2015

Fernando Fernandes: da passarela para a canoa

Team Oakley Brasil by Fabio Piva/Reprodução: Facebook.
     
    Fernando Fernandes de Pádua ou simplesmente Fernando Fernandes nasceu na cidade de São Paulo no dia 20 de março de 1981. Trabalhou durante anos como modelo, até que um acidente automobilístico fez com que o mesmo recomeçasse a sua vida.
      Fernando Fernandes nasceu na capital do estado de São Paulo em março de 1981. Durante o período em que se mantiveram casados, os pais de Fernando tiveram o mesmo e uma irmã mais velha. Os pais de Fernando se separaram e o pai do mesmo teve um terceiro filho de sua segunda união. Fernando Fernandes sempre gostou de esportes e praticava todos aqueles que podia praticar. Jogou futebol e passou pelas categorias de base de alguns clubes, até se profissionalizar, o que aconteceu quando tinha 17 anos de idade. Quando completou 18 anos de idade, passou pelo alistamento militar obrigatório, servindo ao Exército até completar 19 anos. Após essa fase, foi para os Estados Unidos da América para estudar inglês, residindo no estado da Califórnia. No período em que viveu no exterior, trabalhava ao mesmo tempo como modelo e também se dedicando as atividades esportivas. 
      Quando retornou ao Brasil, aceitou o convite de uma agência de modelo e foi morar em Nova York, usufruindo de todos os privilégios de um modelo internacional. Estava em Nova York quando ocorreu o atentado as torres gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001. Uma vez que decidiu permanecer na cidade, trabalhou como modelo em campanhas para Abercrombie & Fitch com Bruce Weber, um dos maiores fotógrafos do mundo e desfilou também para Calvin Klein e Coogi Austrália e ao fim da temporada retornou ao Brasil. 
      Uma vez de volta ao Brasil, continuou treinando boxe, esporte que sempre praticou enquanto era modelo. Voltando de um treino, foi abordado por um "olheiro"que o convidou para participar da segunda edição do reality show Big Brother Brasil. De início, não se sentiu muito confortável com a ideia, mas mesmo assim mandou um vídeo para os produtores do programa e foi selecionado. Uma vez dentro do programa, Fernando Fernandes não conquistou o carinho do público, que o considerava arrogante. Com isso, Fernando Fernandes foi eliminado no dia 4 de junho de 2002 com 77% votos, o maior índice de rejeição até então registrado. Fernando foi o terceiro eliminado da casa mais vigiada do Brasil, sendo a primeira a cartomante Rita e a segunda a Tina, jogadora de futebol.

Vida pós-BBB

      Fora da casa, Fernando decidiu estudar teatro e morar no Rio de Janeiro. Fernando participou de três peças teatrais, a saber: 'Endependência' de João Brandão, 'A Missão Secreta de Tom Rilver' de Moises Bittencourt e 'O Ateneu', sendo esta última dirigida por Leo Bricio, Andre Mattos e Gaspar Filho. Mesmo tendo vivido momentos especiais no teatro, este não era a carreira que Fernando desejava seguir. 
      Durante esse período continuava praticando boxe e cursava a faculdade de Educação Física. No boxe, foi campeão carioca iniciante amador e também participou do 'Futebol de artistas', viajando por todo o Brasil realizando partidas beneficientes. Mesmo realizando estas atividades, a carreira de modelo nunca o deixou e foi nesse contexto que conheceu o renomado fotógrafo Mario Testino, que o fotografou para a edição alemã da revista Vogue. No fim de 2009 Fernando recebeu uma proposta para estrelar ao lado das modelos Naomi Campbell, Claudia Schifer e Eva Herzigova uma campanha de perfumes da Dolce & Gabbana. Tal proposta alavancou sua carreira de modelo e o mesmo recebeu convites de várias agências de modelo internacionais. Passou uma temporada em Atenas e retornou ao Brasil com planos de regressar à Europa, cujo objetivo era passar muitas temporadas no continente europeu trabalhando como modelo, o que não aconteceu.

Acidente

     Na madrugada do dia 4 de julho de 2009 o então modelo Fernando Fernandes voltava para casa após uma partida de futebol quando bateu o carro em que dirigia em um poste na esquina da Avenida República do Líbano, Zona Sul de São Paulo. Na batida, Fernando quebrou duas vértebras e precisou passar por uma cirurgia de "descompressão da medula e fixação da coluna", segundo o boletim médico do Hospital São Paulo, para onde foi levado após o acidente. 
Fernando Fernandes e o apresentador Jô Soares em entrevista ao 'Programa do Jô'. Foto: Revista Quem. 
     A medida em que o tempo ia passando, Fernando pouco a pouco foi tomando consciência do que havia acontecido, vivendo momentaneamente um período de pânico. Porém, foi junto da família e dos amigos que encontrou forças necessárias para recomeçar. Três meses depois do acidente foi para Brasília a fim de se tratar no Hospital Sarah Kubitschek, iniciando suas atividades esportivas com a musculação e corridas na cadeira. No final de 2009, decidiu participar da tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2009. Fernando não ganhou a prova, mas como o mesmo diz em seu site oficial, o maior prêmio foi receber o abraço dos pais, que estavam orgulhosos pelo fato do filho ter vencido esta barreira. 

Canoagem e fase atual

     Apesar de ter participado da Corrida de São Silvestre, não foi nesta modalidade esportiva que o agora atleta Fernando Fernandes se encontrou. Nos últimos tempos Fernando Fernandes vem se dedicando a canoagem, conquistando por essa modalidade os títulos de campeão mundial e bicampeão sul-americano de canoagem paraolímpica. Além de se dedicar a canoagem, Fernando criou o 'Instituto Fernando Fernandes Life', cuja finalidade é proporcionar motivação e melhora na qualidade de vida através da canoagem para crianças e adolescentes com os mais diversos tipos de deficiência.
Reprodução: Facebook

     Com o passar do tempo tudo muda, inclusive as pessoas e no caso do Fernando não foi diferente. A partir do momento em que entrou na condição de deficiente físico, Fernando Fernandes passou por muitas mudanças em seu corpo. Antes deste acidente, Fernando tinha um corpo definido, mas não musculoso (corpo ideal para um modelo) como tem agora e como você pode ver na foto ao lado, tirada da Fanpage do atleta. Isso acontece porque na ausência de uma das funções do corpo humano, uma outra parte do corpo que exerce uma finalidade, acaba exercendo uma outra função além da que já exerce. Exemplo: um deficiente visual tem uma audição bastante apurada. Isso acontece porque o mesmo não enxerga com seus olhos e precisa "enxergar" de uma outra forma. O caso do Fernando é semelhante: na ausência das pernas, os braços acabam recebendo uma dupla função e o caso do Fernando tem uma característica peculiar - ele pratica canoagem, o que pede um esforço físico grande, sobretudo dos braços. É por isso que os mesmos tem músculos tão desenvolvidos.
     Atualmente, Fernando Fernandes exala beleza e simpatia, ganhando a admiração de seus fãs e seguidores (principalmente seguidoras!! A quantidade de mulheres que está na fanpage dele e que comenta constantemente suas fotos e posts é absurda!! rs). Em sua página oficial no Facebook, que tem pouco mais de 160.00 seguidores, Fernando constantemente posta fotos de sua dura rotina de treinos, cujas legendas quase sempre são motivadoras, inspirando outras pessoas e ganhando assim a simpatia do público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...