20/07/2011

Adeus Harry Potter!!


     Gente, todos sabem que o bruxinho mais famoso dos cinemas está se despedindo com a segunda parte do último filme. Harry Potter ao longo desses 10 anos teve a história tirada dos livros para as telas dos cinemas.
     Foi lançado no último dia 15 o filme Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2. Durante uma década as obras de J. K Rowling foram tiradas dos livros para as telas de cinema e assim sendo exibido nas telas de cinemas por todo o mundo. Os livros de Rowling e os respectivos filmes foram traduzidos em dezenas de línguas, tornando assim a série Harry Potter em uma das ou a obra literária mais lucrativa de todos os tempos.
     Até ter os seus livros publicados, J. K. Rowling sofreu um bocado. Sim, pois houve um período em que esta estava sofrendo com a depressão, pobreza e ainda por cima o seu casamento não ia nada bem. Com isso, começou a escrever a vida do bruxinho em questão apenas para passar o tempo enquanto vivia tal período. Joane Kathleen não esperava ser sustentada com a venda de seus livros ( e que sustento, hein?? Para quem não sabe J. K. Rowling foi a primeira pessoa a ficar bilionária com a venda de livros. Atualmente figura na segunda posição na lista das mulheres mais ricas do mundo, perdendo apenas para a rainha do talk-show Oprah Winfrey. Falando de cifras, J. K. alcançou com a venda da saga do bruxinho Harry algo em torno de 576 milhões de libras, algo em torno de US$ 1 bi segundo dados da Forbes em fevereiro de 2004. Maas, como se passaram 7 anos e todos os livros já viraram filmes, esse dinheiro já sofreu algumas multiplicadas, né gente??), a única coisa que queria era ter os seus livros publicados, seu sonho de infância.
               O sucesso da saga Harry Potter se deve a imaginação extremamente fértil da autora, levando assim qualquer pessoa e de qualquer idade a se apaixonar pelo bruxinho. Digo isso por mim mesmo: eu sou muito, mas muito fã da saga do bruxinho e toda vez que passa o filme dele na televisão, eu assisto e olha que já vi muuitas vezes e mesmo sabendo os detalhes, eu vejo assim mesmo pois é algo que nos leva a um outro mundo. No começo a minha mãe ( que vai fazer 48 anos mês que vem) ficava extremamente irritada quando ia passar o filme na TV pois ela argumentava que era repetido e queria ver outra coisa. Hoje isso não mais acontece pois ela assiste junto o filme junto comigo e gosta muito da saga, mesmo sem nunca ter lido nenhum dos livros, que por sinal foi eu quem a pedi no meu aniversário de 16 anos no ano de 2006. Levar a pessoa a um outro mundo, em um mundo fantástico não é o suficiente para consagrar J. K. Rowling uma das mulheres mais ricas do mundo. Além de ser uma literatura fantástica, o segredo do sucesso de Rowling está no fato desta discutir e abordar em seus livros questões da atualidade como o preconceito ( a questão dos trouxas (não vindos de pais bruxos e o fato de Lord Voldemort querer tirar os trouxas do mundo bruxo, querendo assim manter o sangue-puro, uma clara alusão ao nazismo de Hitler), a importância da família e da amizade ( Os pais de Harry  foram mortos pelo Lorde das Trevas e assim Harry vive com os tios, mas como não os suporta, a família de Rony, seu amigo, acaba sendo adotado por Harry como sua família também)- algo banais na nossa sociedade contemporânea  e também a questão da ética e a relação entre alunos e professores, onde a Hermione, menina inteligente e aplicada fica irritada quando o Harry e o Rony burlam as regras da escola. Nesta mesma saga a relação professor-estudante vai muito além das salas de aula e o exemplo de tal está no fato de Dumbledore sempre estar aconselhando e protegendo Harry das garras do temido Lorde das Trevas, levando esta relação para muito além dos terrenos de Hogwarts. Bem, cada um olha o sucesso da saga com um ponto de vista diferente e há quem acha que a escritora tenha pacto com o demônio, mas isso nada mais é do que fanatismo religioso.
               Harry Potter está se despedindo dos cinemas com a segunda parte do último livro e assim deixará muitos fãs órfãos. Mas ainda assim acredito que a saga vai demorar muitas e muitas gerações para ser esquecida (se é que um dia vai ser esquecida) e, posso estar enganado, mas devido ao sucesso desmedido de Harry Potter, acredito até que daqui a alguns anos (não sei quanto exatamente )vão estar refilmando toda a saga do bruxinho mais famoso de todos os tempos e, quem sabe, não vão estar fazendo outras versões das obras de Rowling..?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...