20/06/2011

Centenário das Assembleias de Deus no Brasil - Uma reflexão sobre a maior denominação do país


             Neste último fim de semana que passou foi comemorado o tão divulgado e esperado o primeiro centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Houve diversas passeatas e cultos em prol de tal comemoração e houve até a estreia de um museu no estado do Pará ( Estado que abriga a igreja mãe no Brasil ) com um rico acervo que conta a trajetória da maior denominação evangélica do país. Só frisando que este acervo vai desde pertences de Daniel Berg e Gunnar Vingren até documentos e anotações dos missionários.
             É motivo de muita alegria e emoção fazer parte da maior denominação pentecostal do país e da também denominação evangélica do país. O rápido crescimento da Assembleia de Deus não se deve ao fato haver na sua liderança líderes em busca de fama ou prestígio: O rápido crescimento da Assembleia de Deus se deve ao fato de sua liderança ter havido líderes comprometidos e objetivados com as causas do Reino de Deus. Não foi fácil chegar a este primeiro de muitos centenários. Foram anos de muita luta, perseguição, provação, calúnia, fofoca e tudo o que se possa imaginar que vem para tirar o homem e a mulher da presença do Senhor. Mas em meio a tudo isso, Deus se fazia presente e confirmava a Sua palavra no passo em que os pioneiros iam Brasil a fora pregando a doutrina pentecostal. É importante lembrar que ao mesmo tempo que os irmãos estavam comprometidos com o trabalho do Senhor e humilhados debaixo de Sua mão, as tribulações não passavam de meras tribulações. Veja a afirmativa abaixo:
           " Nós vivíamos inteiramente ocupados com o trabalho do Senhor. Por isso, não percebíamos que estávamos sendo perseguidos e caluniados, nem supúnhamos que houvesse alguém trabalhando contra nós. "  Daniel Berg 
            Mas em meio a toda a sorte de tribulações, o poder de Deus foi manifestado de uma maneira como nunca visto antes e o nome do Senhor foi muito mais que glorificado. Por onde a mensagem pentecostal passava, vidas eram batizadas no Espírito Santo, pessoas eram curadas, dons eram manifestados e distribuídos e além de dentro de tudo isso haver o poderoso e eficaz testemunhos do convertidos. E não para por aí: A Assembleia de Deus influenciou muitas outras igrejas com seu modo pentecostal de ser. Muitas outras denominações aceitaram em sua doutrina a mensagem pentecostal. Entre tais merecem destaque a Igreja Batista ( que por conta de tal se dividiu em antiga e renovada. A antiga é a tradicional, que não aceita e/ou acredita na promessa de Atos 2 e a renovada é a que aceita a promessa de Atos 2), tem também a Igreja do Evangelho Quadrangular, A Igreja Deus é Amor e a Igreja Pentecostal o Brasil Para Cristo, além de muitas outras denominações que atualmente não param de surgir.
            Aniversário é tempo de rever tudo o que aconteceu até aquela data e também de planejar o que há de vir após esta data. Se durante até aqui houve momentos intensos e maravilhosos na presença de Deus, há também outros pontos que não se pode ignorar. O primeiro de tudo que o que diferenciou a Assembleia de Deus de outras denominações foi o seu discurso pentecostal de que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve voltará. Como dito no parágrafo anterior, foi este o discurso que a diferenciou de outras igrejas. Não é errado dizer que atualmente este discurso está quase ou totalmente naufragado. Hoje em dia algumas de muitas ' Assembleias ' se flexibilizaram nos seus modos de vida, abandonando a característica de um viver santo e separado, além de adotarem em sua doutrina o discurso da teologia da prosperidade. Estão dando cada vez menos espaço para a pregação da Palavra e em meio a isso os pregadores se veêm obrigado a dar uma mensagem bem rápida para o culto não acabar tarde, já que muitos irmãos são casados e pais de família e por causa disso devem cuidar de tais. Muitos políticos em busca de poder vem se aproximando dos assembleianos e pertencentes das demais denominações para obter poder e vitória nas eleições, desviando os santos da causa máxima da pregação do Evangelho da Salvação. Como ditado, a ênfase no batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais vem sendo ou está deixado de lado e por causa disso muitos líderes afirmam: " Deus, que volte o tempo em que as pessoas eram batizadas com Teu Espírito e curadas durante a Escola Dominical." ou " Nossa, a quanto tempo que eu não via um batismo com o Espírito Santo." . Em meio a tais afirmações e creio também que você já tenha ouvido algumas destas ou similares, eu lanço a seguinte pergunta: Como as pessoas vão buscar algo que elas não sabem ou até mesmo não foram ensinadas a buscarem a tais? Embora muitos se definam como cristãos pentecostais, estes mesmos muitos não sabem de fato o fundamento da doutrina pentecostal.
             Finalizo esta postagem fazendo um convite a você cristão a viver uma vida de santidade e perseverança e a você não cristão finalizo fazendo um convite a você a aceitar a Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida. Lembrando sempre que a nossa recompensa não está nesta terra. Finalizo também com uma mensagem que enche o meu coração de esperança toda vez que a leio e creio também que com a sua vida não será diferente. Mateus 16. 18b: "Sobre esta pedra [ que é Cristo, a pedra rejeitada pelos construtores e a principal da esquina ] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. " 

Um comentário:

  1. Parabéns pela excelência da festa que vcs fizeram em honra ao nosso Deus. Eu não sou membro das Assembléias de Deus, mais faço parte do corpo de Cristo... e fiquei muito orgulhosa do que vcs fizeram!! mais uma vez meus parabéns a todos os irmãos!!

    ResponderExcluir

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...