08/02/2018

Mulheres trans e travestis que têm se destacado no cenário musical

Laverne Cox é uma transexual conhecida por fazer parte do elenco de Orange Is the New Black (2013 - atualmente). Imagem: Reprodução. 

     O transfeminismo tem ganhado força nos últimos anos. Isso se reflete na presença constante de mulheres trans em espaço outrora negado a elas. Em outras épocas, uma mulher trans só poderia trabalhar em salões de beleza ou no ramo da prostituição. É fato que esta ainda é a realidade de muitas delas, mas também não podemos negar a ocupação (com muita luta, diga-se de passagem) destas mulheres nas mais diversas profissões.
     Um dos espaços que as mulheres trans têm ocupado com mais frequência é a música, onde as mesmas cantam músicas dos mais variados estilos. Percebendo este fato, o blog A Hora selecionou algumas mulheres trans e travestis que têm se sobressaído na cena musical, além de representarem os LGBTs de forma geral. Confira:

1 - Pabllo Vittar:


Imagem: Reprodução. 

     Não tem como começar esta lista e não falar de Pabllo Vittar. Depois de alguns clipes lançados na rede e de participar como vocalista da banda do programa Amor & Sexo na temporada de 2016, a carreira de Pabllo Vittar deslanchou de vez. Pabllo tem lançado um single atrás do outro. K. O., Sua Cara (em parceria com Anitta e Major Laser), Todo Dia (em parceria com Rico Dalassam), Corpo Sensual (em parceria com Mateus Carrilho), Paraíso (em parceria com Lucas Lucco) e Então Vai (em parceria com Diplo) e muito mais. E todos de sucesso, diga-se de passagem. Em seu canal no Youtube, Pabllo soma mais de 600 milhões de visualizações. E isso sem contar com as parcerias musicais de Pabllo que são hospedadas em outros canais. Se somar tudo, dá mais de 1 bilhão de visualizações. É um verdadeiro fenômeno.

2 - Liniker:


Imagem: Folhapress. 

     Liniker é uma paulista de Araraquara (SP) e é a vocalista da banda Liniker e os Caramelows. Seu grande talento musical lhe permite interpretar as mais diversas canções. Além de cantar, Liniker também é compositora e toca violão. Em seu currículo, algumas músicas de sucesso são: Zero, Flutua (em parceria com Johnny Hooker), Sem nome, mas com endereço, Caeu, Fim de Festa e Amor acidente (em parceria com Rodrigo Alarcon).

3 - Lia Clark:


Imagem: Reprodução Instagram. 

     Lia Clark é o nome de Rhael Lima de Oliveira, uma cantora, compositora e drag queen brasileira.  Assim como Liniker, é paulista, mais especificamente da cidade de Santos (SP). Se tornou conhecida em 2016, ao lança o clipe Trava Trava. Além deste hit, alguns outros de Lia são: Tipo de Garota, Chifrudo (em parceria com Mulher Pepita), Boquetáxi, BERRO (em parceria com Tati Quebra Barraco), TOME CUrtindo (em parceria com Pabllo Vittar), Clark Boom e muito mais. Lia se formou em Engenharia de Produção pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos, mas foi na música que encontrou sua verdadeira vocação.

4 - Mulher Pepita:


Mulher Pepita em clipe de Chifrudo, música de Lia Clark em parceria com Pepita. Imagem: Reprodução. 

     Mulher Pepita é o apelido como Priscila Nogueira é conhecida. Ela é uma cantora, compositora e dançarina brasileira. Pepita possui notoriedade por ser uma das primeiras funkeiras transexuais do Brasil. Chifrudo (em parceria com Lia Clark), Uma Vez Piranha, Piranha, Bumbum Que Dá Tchau, Dança e 2 Tipos (em parceria com Leandro Abusado) são alguns dos hits de Pepita.

5 - Linn da Quebrada:


Imagem: Divulgação. 

     Linn da Quebrada iniciou sua carreira como MC Linn da Quebrada, mas logo deixou de usar o prefixo "MC". É uma atriz, cantora, compositora e ativista transexual brasileira. Cantora de funk e rap, algumas de suas músicas são: Necomancia (em parceria com Gloria Groove), Bomba Pra Caralho, Bixa Preta, Serei A (em parceria com Liniker), ABSOLUTAS (em parceria com As Bahias e a Cozinha Mineira), Enviadescer e Dedo Nucué (em parceria com Mulher Pepita) e muito mais.

6 - Candy Mel:


Candy Mel é uma cantora e já fez parte da Banda Uó. Imagem: Reprodução. 

     Ao lado de Davi Sabbag e Mateus Carrilho, Candy Mel é uma das vocalistas da Banda Uó, que em 2017 deu uma pausa nas atividades. Tô na Rua, Sauna, Faz UÓ, Arregaçada, Búzios do Coração e Cowboy são alguns dos sucessos da banda em questão.

7 - Assucena Assucena e Raquel Virgínia: 


Assucena Assucena (à esquerda) e Raquel Virgínia (à direita). Elas são vocalistas da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Imagem: José de Holanda/Divulgação. 


     As Bahias e a Cozinha Mineira é uma banda que se formou em 2011 na Universidade de São Paulo (USP). Inicialmente, a banda, que tem as mulheres trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia no vocal, começou a se apresentar em festas universitárias. Entretanto, o sucesso da banda ultrapassou os muros universitários. Alguns sucessos desta banda são: Uma canção pra você, Apologia às Mães Virgens, Dama da Night, Um Doido Caso e Fumaça.

8 - Gloria Groove: 


Imagem: Reprodução. 

     Gloria Groove é o nome artístico de Daniel Garcia Felicione Napoleão, uma drag queen, cantora, compositora, dubladora, rapper e atriz brasileira. Gloria é nascida e criada na música, uma vez que a mãe e a tia (que com o auxílio da avó, cuidaram de Gloria) cantavam em bares para complementar a renda familiar. Em 2002, participou da nova formação do grupo infantil Balão Mágico e na infância cantou no coral da igreja, onde teve contato com o Soul e a Black Music. Entre os  seus sucessos estão: Bumbum de Ouro (que em um dia já foi visto mais de um milhão de vezes), Império, Joga Bunda (em parceria com Aretuza Lovi e Pabllo Vittar), Muleke Brasileiro, Gloriosa e Catuaba (em parceria com Aretuza Lovi).

9 - Aretuza Lovi:


Imagem: Reprodução. 

     Aretuza Lovi é o nome de Bruno Nascimento, uma cantora, compositora, drag queen, apresentadora e dançarina brasileira. Tudo surgiu como uma brincadeira, onde Bruno se vestia com as roupas da mãe de um amigo. O primeiro nome veio de supetão e o Lovi foi inspirado no jogador de futebol Vágner Love. Quando menos se esperava, Aretuza Lovi já era conhecida em todo o Brasil. Aretuza passou pelas gravadoras GW Music Records e desde 2017 integra o cast da Sony Music Brasil. Joga Bunda (em parceria com Pabllo Vittar e Gloria Groove), Catuaba (em parceria com Gloria Groove), Vagabundo, Amor amigo, Nudes, Salto 15 e Striptease são algumas das suas músicas mais conhecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...