05/12/2017

Pabllo Vittar: o ponto fora da curva

Pabllo Vittar. Imagem: Reprodução. 

     Pabllo Vittar é uma cantora travesti muito conhecida no Brasil e que já se lançou timidamente fora do país. O sucesso de Pabllo é visto como no mínimo incomum, já que o Brasil é um país que massacra constantemente a população LGBT. E é justamente este fato que faz com que Pabllo seja uma referência para tantos LGBTs perseguidos no Brasil, uma verdadeira ilha de esperança em meio ao mar do conservadorismo.

Pabllo Vittar recebeu das mãos do apresentador Luciano Huck a placa de platina, platina triplo e diamante no último dia 2 no programa Caldeirão do Huck. Imagem: Reprodução. 

     Pabllo Vittar ganhou projeção nacional ao participar do programa Amor & Sexo da TV Globo. Após este programa, Pabllo, que já era conhecida em algumas regiões do Brasil e também era famosa na internet, era agora conhecida em todo o território brasileiro. Algumas de suas músicas mais conhecidas são: K.O., Sua Cara (em parceria com Anitta e Major Lazer), Corpo Sensual (em parceria com Mateus Carrilho), Open Bar, Nêga, Todo Dia (em parceria com o também travesti Rico Dalasam), Decote (em parceria com Preta Gil) e muito mais. As músicas de Pabllo são o maior sucesso e a prova disso é a premiação que ela recebeu no último sábado (2). A travesti recebeu das mãos do global Luciano Huck uma placa de platina, platina duplo e diamante pelo fato de conseguir mai de 420 milhões de reproduções em streaming de vídeo e de áudio. Outro fato marcante na carreira de Pabllo foi quando ela se apresentou ao lado de Fergie no Rock in Rio de 2017. Além disso, Pabllo Vittar foi a primeira artista a ter três músicas no Top 5 das músicas mais tocadas do Spotify brasileiro. As músicas a ocupar o ranking foram Sua Cara, K.O. e Corpo Sensual, que ficaram em primeiro, segundo e quinto lugar respectivamente. Vale ressaltar também que Pabllo Vittar é a drag queen mais seguida do mundo no Instagram. Até o fechamento deste texto, a drag tinha 5,5 milhões de seguidores no Instagram. Antes de Pabllo, quem ocupava o posto era RuPaul, que até o momento em que este texto estava sendo escrito, tinha 1,7 milhões de seguidores na rede social em questão.

Pabllo Vittar em versão morena. Imagem: Reprodução. 

     Quem imagina o sucesso estrondoso de Pabllo Vittar no Brasil (e que está ultrapassando as fronteiras nacionais) pode achar que o país é tolerante com relação a população LGBT. Somente uma pessoa mal informada pode pensar desta forma. O Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de LGBTs. A quantidade de mortes de LGBTs no Brasil é maior do que em países onde ser homossexual tem como punição a pena de morte. Além disso, o Brasil é também o país onde mais se mata transexuais no mundo e mais uma vez o índice é maior do que em países onde se identificar como transexual tem como preço a pena de morte. Explicar este fato não é tarefa fácil. Acredito que, se o Brasil ainda é um país machista (a LGBTfobia tem suas origens no machismo), por outro lado há uma parcela da população que lida com os travestis, transexuais e os LGBTs de uma forma geral com naturalidade.

Recentemente, um casal gay adolescente causou polêmica ao aparecerem se beijando na festa de aniversário cujo tema era Pabllo Vittar. Imagem: Reprodução. 

     Sabemos bem que o conservadorismo no Brasil tem ascendido de forma galopante. O Brasil parece estar se tornando mais conservador do que já é. Neste contexto, propostas progressistas, como por exemplo discussões sobre a sexualidade dentro e fora do ambiente escolar tem sido alvos de ataques cruéis. É a dita "ideologia de gênero", onde as pessoas que usam tal termo falam como se uma determinada sexualidade fosse colocada "goela abaixo" nos adolescentes de todo o país. Entretanto, mesmo com tamanhos ataques, Pabllo Vittar faz muito sucesso entre o público infanto-juvenil. Adolescentes (e até crianças) sabem cantar as músicas da Pabllo. Um amigo meu que cursa Ciências Sociais acompanha as aulas de Sociologia de um colégio particular onde estudou. Ele me disse que os adolescentes da escola adoram a Pabllo. Já um amigo meu que também fez História, conta que a cantora preferida da sobrinha (que se não me engano, ainda é uma criança) é a Pabllo Vittar. E o que dizer do adolescente de mais ou menos doze anos de idade que fez uma festa cujo tema era Pabllo Vittar? O adolescente em questão apagou as velas ao lado do namorado e o fato gerou polêmica na internet. Para os preconceituosos, o primeiro amor só vale se for heterossexual.

Conclusão

     Pelo fato de fazer um sucesso estrondoso no Brasil, Pabllo Vittar acaba sendo um ponto fora da curva porque o Brasil é um país bastante conservador cujo índice de assassinatos de LGBTs e especialmente de transexuais é o maior do mundo, ficando a frente de países onde a população LGBT é punida com a pena de morte. Além disso, Pabllo Vittar é um referencial para o público infanto-juvenil que ainda está descobrindo a sua sexualidade e acabam descobrindo quem são depois de conhecer a Pabllo. O sucesso da cantora em questão coloca em evidência a situação dos transexuais no Brasil, ajudando a combater a transfobia no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...