01/03/2018

25 Anos de Muito Louvor: uma pérola do ministério de Cassiane e da música gospel brasileira

Capa do álbum ao vivo onde Cassiane comemora 25 anos de ministério. Imagem: Reprodução. 

     25 Anos de Muito Louvor é um álbum ao vivo de Cassiane onde a mesma comemora os seus 25 anos de ministério. Por reunir sucessos que marcaram gerações, a energia do público presente, a unção da cantora e uma orquestra e um back vocal que reuniram profissionais renomados, este trabalho é visto como o melhor álbum que a música gospel brasileira já produziu.

Sem Palavras é um CD de Cassiane que foi lançado no ano de 1996. Através deste CD, Cassiane se tornou conhecida em todo o Brasil. Além disso, Sem Palavras rendeu a Cassiane o primeiro de muitos Discos de Ouro que a cantora recebeu ao longo de seu ministério. Imagem: Reprodução. 

     Cassiane é uma cantora gospel brasileira que marcou gerações e fez história na música cristã brasileira. Atualidades (1992), Sem Palavras (1996), Para Sempre (1998), Com Muito Louvor (1999), Recompensa (2001), A Cura (2003), Sementes da Fé (2005) e Faça Diferença (2007) são alguns de seus álbuns de sucesso. Já algumas de suas músicas mais conhecidas são: Com Muito Louvor, Atualidades, Entrega, Igreja Pequena, Imagine, Hino da Vitória, Oferta Agradável a Ti, Recompensa, Minha Bênção, 500º graus, A Cura, Tremendo e Santo, Sinfonia de Louvor, Louve Sempre, Abraço do Noivo, Esconderijo do Altíssimo, Todo Poderoso, Santo, Rei dos Reis e Não Vou Me Calar. São sucessos que marcaram gerações e juntar algumas destas músicas em um único trabalho seria unir o útil ao agradável.

Registo do DVD 25 Anos de Muito Louvor (2006). Imagem: Reprodução. 

     Em novembro de 2005, quando o álbum em questão foi gravado, Cassiane já era uma cantora bastante conhecida em território nacional. Com uma produção assinada por Jairinho Manhães, que na época vivia um bom momento de sua carreira, o trabalho em questão contou com um repertório de grandes sucessos e que foi cantado pelo público do começo ao fim. Este é o grande diferencial de um trabalho ao vivo: a energia do público. Tem muita música que eu gosto mais da versão ao vivo por conta da energia contagiante do público. Como era um trabalho comemorativo, o desafio foi reunir músicas de várias épocas do ministério de Cassiane. O trabalho começa com uma abertura instrumental e em seguida, Jayane, filha de Cassiane e Jairinho, entra em cena cantando um medley das músicas Cristo é a Força, Cante Comigo, Desce Sobre Mim e Canaã. São as primeiras músicas gravadas por Cassiane, quando ela ainda era uma criança. E na época da gravação do trabalho em questão, Jayane tinha a idade que a mãe tinha quando gravou as músicas em questão. Um flashback de emocionar. Depois de cantar e da forma mais fofa possível, Jayane chama Cassiane, que dali em diante assumiria o comando do evento. Quando Cassiane chega, a alegria é geral. Vale lembrar que, além de cantar as músicas já citadas, Jayane também cantou com a mãe as músicas Quero Encontrá-lo, Ele é o Rei e Tudo Novo.


     Gravado na Catedral das Assembleias de Deus de Santa Cruz no 23 de novembro de 2005, a igreja teve lotação máxima e foi preciso colocar um telão do lado de fora do templo para que as pessoas que não conseguiram entrar pudessem acompanhar a gravação do álbum 25 de Anos de Muito Louvor. A gravação durou quase três horas e os presentes cantaram as músicas de Cassiane do início até o final de modo incansável. O repertório não tinha como ser melhor e como Cassiane tem muitas músicas de sucesso no currículo, algumas tiveram que ser cantadas na forma de medley. No álbum em questão há alguns momentos que eu considero como os pontos altos do trabalho. Mais especificamente falando são três. O primeiro é quando Jayane entra cantando as músicas que a mãe gravou quando era criança. O segundo ponto alto ocorre quando o hino Quero Encontrá-lo está sendo cantado. Neste louvor, cada um que fez parte do back vocal canta uma parte do mesmo e quando chega a vez de Janeh Magalhães, os presentes ficam impressionados com sua grande potência vocal e Janeh é ovacionada. E tem mais: foi neste momento que Janeh Magalhães foi batizada no Espírito Santo. E o terceiro e último ponto alto deste trabalho na minha opinião foi quando cantaram o clássico Com Muito Louvor. O hino em questão é um clássico da música cristã brasileira e sempre quando ele é entoado, é como se todos estivessem cantando o mesmo pela primeira vez. Antes do hino começar, o back vocal fez a capela do mesmo, cantando o coro. Percebendo o momento que estava por vim, o público começou a cantar junto. Assim que o back vocal acabou de cantar, a orquestra presente começou a tocar a introdução instrumental de Com Muito Louvor. Sem dúvidas, é o momento mais emocionante deste trabalho. Vale lembrar que neste trabalho Cassiane cantou as músicas O Tempo Não Pode Apagar, Cada Instante de Nós Dois e Você e Eu. Cassiane cantou tais músicas em forma de medley ao lado de Jairinho. São músicas que Cassiane gravou em dupla com o esposo. Tais hits e mais alguns foram a trilha sonora de muitos casais apaixonados e marcaram o ministério de Cassiane.

Um dos maiores produtores musicais da atualidade, Ronny Barbosa trabalhou com Cassiane no álbum 25 Anos de Muito Louvor. No álbum em questão, ele tocou piano acústico. Imagem: Reprodução. 

      Este trabalho não teria feito o sucesso que fez se uma equipe competente e renomada não estivesse trabalhado no mesmo. No back vocal, destaque para Kátia Santana (irmã de Cassiane), Janeh Magalhães, Willian Nascimento, Jairo Bonfim e Felippe Valadão. Uma orquestra que incluiu pessoas que tocam violino, violoncelo, violão flamenco, sax e trombone foi escalada. Destaque para Ronny Barbosa, que tocou piano acústico. Ronny Barbosa é um dos maiores produtores de música cristã brasileira na atualidade. Dono de um estúdio próprio, é o atual produtor de Elaine de Jesus e produziu trabalhos de Shirley Carvalhaes, Lydia Moisés, Kemilly Santos, a dupla Gislaine & Mylena, Ariely Bonati, Vanilda Bordieri e Elaine Martins. Além disso, Ronny é quem cuida da carreira dos filhos Raiany, Rony e Rayssa, que juntos formam o Trio R3. Destaque também para Lenno Maia, que tocou acordeão. Ele já havia trabalhado com Rose Nascimento no álbum Ao Vivo que a cantora lançou em 2003. E destaque também para Sidão Pires, baterista talento que, além de trabalhar com Cassiane em vários álbuns da mesma, já trabalhou também com Elaine de Jesus e Lauriete.
      Com direção artística assinada por Marina de Oliveira, que dispensa apresentações, o álbum 25 Anos de Muito Louvor foi gravado na Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz, na cidade do  Rio de Janeiro. Por conta disso, o templo foi adaptado e recebeu uma estrutura digna de uma grande casa de show, onde o altar foi transformado em um grande palco. Foi colocado um telão no fundo do mesmo onde vários momentos do ministério de Cassiane foram exibidos. Como novembro costuma ser um mês quente e o espaço não tinha um sistema de refrigeração que desse conta de tão grande demanda, Cassiane, Jairinho, o coral da UMADESC (União de Mocidade da Assembleia de Deus de Santa Cruz) e os demais presentes tiveram que realizar a gravação sob um grande calor. Vale destacar também a MK Music, gravadora que gravou o álbum de Cassiane em questão. A MK Music é uma das maiores gravadoras evangélicas do país e se destaca pela competência e excelência de seus trabalhos.

Conclusão

     25 Anos de Muito Louvor é, sem dúvida alguma, o melhor álbum ao vivo de Cassiane e também o melhor álbum ao vivo que a música gospel brasileira já viu. Uma das provas disso é a quantidade de cópias vendidas: o CD e o DVD venderam cerca de 300 mil cópias, rendendo a Cassiane um Disco de Platina Duplo pelas vendagens do CD e um Disco de Platina Duplo pelas vendagens do DVD. Neste mesmo trabalho, Cassiane mostrou a todos como se faz um álbum comemorativo. Aliás, se tratando de uma cantora que vendeu milhões de cópias e marcou gerações, não tinha como não ser diferente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...