27/02/2018

Shirley Carvalhaes: uma lenda viva que atravessa gerações

Shirley Carvalhaes em pose para foto. Imagem: Reprodução. 

     Shirley Carvalhaes é uma cantora gospel brasileira muito antiga, não tem como falar em música gospel, em especial o gênero pentecostal, e não citar Shirley Carvalhaes. Shirley é uma lenda viva que atravessa gerações.
     Shirley Carvalhaes lançou seu primeiro disco em 1977, em parceria com Wilson de Almeida e que recebeu o título Acima das Estrelas. Shirley foi chamada para substituir a esposa de Wilson, que ficou doente. Quando Shirley gravou o disco em questão, ela estava grávida do primeiro filho. Desde então, Shirley não parou mais. Shirley Carvalhaes tem cerca de 37 álbuns no currículo, entre discos, CDs, DVDs e gravações ao vivo, além das coletâneas. Aliás, as coletâneas são um ponto que merecem destaque. Normalmente, quando um cantor de sucesso faz uma coletânea, ele separa as 15 ou 20 músicas mais conhecidas de sua carreira. Entretanto, a pessoa tem tanta música de sucesso no currículo, que ela acaba fazendo um CD duplo intitulado As 39 Mais. Foi o que fez Shirley Carvalhaes. A mulher tem tanta, mas tanta música de sucesso no repertório que fizeram uma coletânea intitulada As 39 mais, lançada no ano 2000. Se fossem relançar esta coletânea, com certeza teriam que acrescentar mais uma dezena de sucessos. No mínimo.

Primeiro Amor é um álbum de Shirley Carvalhaes, lançado em 1994 nos formatos vinil, fita cassete e CD. A primeira faixa deste álbum é Faraó ou Deus, um dos maiores sucessos de seu ministério. Imagem: Reprodução. 

     Shirley Carvalhaes tem muitas músicas no currículo. Segundo alguns sites de música, a quantidade de músicas que Shirley tem em seu repertório varia entre 360 e 376. Alguns dos sucesso de Shirley são: Faraó ou Deus, Quem ficou, ficou; Quem partiu, partiu, Um Povo Barulhento, Nossa Canção, De Coração pra Coração, Mar Bravio, VendavaisMarcas da Dor, Deus Tremendo, Vai, Mestre, Tudo Sobre Mim, Há Uma Saída, Deus Dará Tudo de Volta pra Você, Dono de Tudo, Ele Veio, Esse Deus é Demais, Manhã em Jerusalém, Lindo Coral, Estou Contigo, Fale com Jesus, Escudo Forte, Voo LivreFala que Eu te Escuto e Esse Adorador. E isso é só uma pequena parte de seu vasto repertório de sucesso. Shirley Carvalhaes tem uma voz única e inconfundível. Ela interpreta suas músicas com a alma e isso é impactante. Além disso, outra marca de Shirley é a sua interpretação "rasgada" e a facilidade com que faz isso. Em 2014, a cantora gospel Elaine de Jesus lançou um CD e DVD comemorando seus 20 anos de ministério. É um trabalho que reúne os sucessos da cantora que marcaram gerações. Elaine convidou várias cantoras para fazer parte deste trabalho, como por exemplo: Elaine Martins, Vanilda Bordieri, Eliane Silva e Lydia Moisés. A grande homenageada da noite foi Shirley Carvalhaes, uma cantora que muito influenciou Elaine de Jesus. Primeiro, Elaine e Shirley cantaram Vendavais e depois, acompanhadas das demais convidadas, cantaram Deus Tremendo, dois hinos de Shirley Carvalhaes. Um fato que chamou a atenção é que enquanto Elaine e Shirley cantavam Vendavais, ficou claro que o hino ficou um pouco alto para a Elaine, que fazia um esforço maior para cantar. Por outro lado, a Shirley dava as suas "rasgadas" sem esforço algum. Confira o vídeo abaixo:



     Shirley Carvalhaes não é a cantora gospel mais antiga do Brasil. Há muitos outros cantores cristãos tão ou mais antigos do que ela. O que torna a Shirley diferente dos demais é a sua longa trajetória de sucesso. Shirley Carvalhaes foi a cantora gospel que mais vendeu discos nos anos 1980 e 1990. E o seu sucesso não se limita a estas duas décadas, muito pelo contrário. Há quarenta anos que Shirley Carvalhaes é uma cantora popular em território nacional. O mesmo não se pode dizer de alguns cantores que surgiram mais ou menos na mesma época que ela, fizeram sucesso em todo o Brasil e hoje são populares apenas em algumas cidades e/ou estados do país. Mara Lima, Cícero Nogueira, Ozeias de Paula, Vencedores por Cristo, Asaph Borba, Feliciano Amaral, Luiz de Carvalho (1925 - 2015), Edgar Martins (1929 - 2005), Josué Barbosa Lira (1933 - 2001) e Victorino Silva são alguns dos muitos cantores que têm o mesmo tempo de estrada que Shirley Carvalhaes e até mais. E como já foi dito aqui, o que faz de Shirley Carvalhaes um caso peculiar é o fato dela manter este sucesso por quatro décadas, ao contrário de muitos cantores que surgiram na cena musical no mesmo período ou até mesmo antes que a Shirley. A cada CD que lança, Shirley Carvalhaes costuma ter pelo menos uma música de sucesso na boca do povo. E Shirley faz isso sem precisar do apoio de uma grande gravadora. Hoje, contratada da gigante transnacional Sony Music, os CDs de Shirley têm uma divulgação muito maior, mas nem sempre foi assim. Entretanto, este fato não impediu que Shirley conquistasse Discos de Ouro, Discos de Platina e Platina Duplo. Segundo a Wikipédia, Shirley Carvalhaes tem no currículo cerca de 3 Discos de Ouro, 9 Discos de Platina e 1 Disco Platina Duplo. O álbum O Tempo de Cantar Chegou, primeiro álbum de Shirley pela Sony Music e que foi lançado em 2012, teve suas tiragens iniciais esgotadas em menos de um mês, rendo a Shirley 1 Disco de Ouro e posteriormente 1 Disco de Platina. O grande hit do CD em questão é o hino Esse Adorador, composição de Rozeane Ribeiro e que foi cantado em todo o país por cristãos de todas as idades. Além disso, o disco Primeiro Amor (1994) se encontra na 69ª posição dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira.

Meu Coração é Teu Altar (2016) é o último álbum de Shirley Carvalhaes. Neste CD, a cantora assumiu a direção artística da obra. Imagem: Reprodução. 

     Shirley Carvalhaes imprimiu um estilo na música cristã que até hoje influencia cantores cristãos Brasil afora. É um estilo que ainda não foi superado, se é que algum dia vai ser. Cassiane, Elaine de Jesus, Lauriete, Rose Nascimento, Eliane Silva, Elaine Martins, Vanilda Bordieri, Suellen Lima, Noemi Nonato, Eliã Oliveira e muitas outras cantoras foram influenciadas direta e/ou indiretamente por Shirley Carvalhaes. Para falar a verdade, acredito que todo cantor gospel do gênero pentecostal é influenciado direta ou indiretamente pela Shirley. E isso sem contar que ela ajudou a alavancar a carreira de alguns cantores gospel, como por exemplo Fernanda Brum, que abria os shows de Shirley Carvalhaes, que costumavam reunir milhares de pessoas.
     Outro fato que chama a atenção é que passam-se os anos, mas a voz da Shirley continua intacta. A Shirley em si costuma mudar bastante, em cada CD ela está com um cabelo diferente, mas a voz não muda. Muito pelo contrário. Parece até que a voz de Shirley se torna mais potente com o tempo. Isso acontece porque sem dúvidas Shirley cuida muito bem de sua voz, até porque se ela não fizesse tal coisa, não teria chegado onde chegou. Além disso, a qualidade da música gospel melhorou bastante nos últimos anos e a Shirley Carvalhaes é um reflexo disso.
     Já vi muita gente e também alguns sites se referirem a Shirley Carvalhaes como a "Rainha da Música Pentecostal", "Dama da Música Gospel Brasileira" e similares. Particularmente, eu não gosto disso. Gosto muito da Shirley e reconheço a sua grande contribuição para a música cristã brasileira. Entretanto, acho tais títulos inadequados porque em nosso meio a única estrela que deve brilhar é Jesus.

Conclusão

     Shirley Carvalhaes é uma cantora de música cristã cujo sucesso atravessa gerações. Shirley não é a cantora mais antiga do Brasil, mas o que torna o seu caso peculiar é o fato dela conseguir manter uma trajetória de sucesso, mesmo depois de ter lançado o seu primeiro disco no ano de 1977. Uma das razões que explicam tão grande sucesso é o fato de Shirley ser uma cantora versátil, cantando em diversos estilos musicais e se adaptando às novas tendências da música, mas sem abandonar o estilo que a tornou conhecida em todo o Brasil. 

Um comentário:

  1. Shirley Carvalhaes é tipo uma Aretha Franklin da musica gospel nacional. uma rainha, uma professora,uma lenda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...