30/01/2017

O furacão baiano chamado Ivete Sangalo

Ivete Sangalo, a maior represente do estilo de música conhecido como axé. Imagem: Reprodução .

     Ivete Maria Dias Sangalo Cady, conhecida popularmente como Ivete Sangalo, é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, produtora, empresária e escritora brasileira. Ao longo da carreira, Ivete já lotou estádio de futebol, vendeu milhões de discos, emplacou várias músicas de sucesso, recebeu várias premiações e ganhou muitos certificados pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos). O que torna Ivete Sangalo um furação?

Ivete Sangalo nos tempos em que fazia parte da Banda Eva. A cantora se tornou conhecida nacionalmente depois de integrar esta banda. Imagem: Reprodução.

     Ivete Sangalo é filha de uma pernambucana com um espanhol e nasceu em Juazeiro, interior da Bahia, onde passou parte da infância. É a caçula de cinco irmãos e teve contato com a música ainda na infância e iniciou sua carreira musical tocando em bares. De volta a Salvador, Ivete Sangalo foi convidada para fazer parte da Banda Eva, em 1993, que até então estava surgindo. Aos poucos, a banda emplacou hits como Flores, Beleza Rara, Levada Louca, Arerê, Pegue aí, Eva e muitos outros. Em 1997, a banda fez história ao lançar ao álbum Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, fazendo da mesma a maior sensação do país. Ficou perceptível que Ivete Sangalo era uma cantora de extremo talento, com uma grande potência vocal. Começa a carreira solo de  Ivete Sangalo.

Ivete Sangalo, álbum homônimo de Ivete. O disco foi um sucesso de público e crítica. Imagem: Reprodução.

     Em julho de 1999, Ivete lança o álbum homônimo Ivete Sangalo. O grande sucesso deste álbum foi a música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. Nos Anos seguintes, viriam os álbuns Beat Beleza (2000), Festa (2001), Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso (2003), As Super Novas (2005), Pode Entrar (2009) e Real Fantasia (2012). Ivete gravou os álbuns ao vivo MTV Ao Vivo (2004), Ivete Sangalo no Maracanã (2007), Ivete Sangalo no Madison Square Garden (2010), Ivete Sangalo 20 Anos (2014) e o Acústico em Trancoso (2016). A cantora tem no currículo sucessos como: Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Pererê, A Lua Que Eu Te Dei, Festa, Sorte Grande, Você e Eu, Eu e Você (Juntinhos) (Tim Maia), Abalou, Chorando Se Foi (grupo Kaoma), A Galera, Quando a Chuva Passar, Deixo, Flor do Reggae, Não Precisa Mudar, Cadê Dalila, Na Base do Beijo e muitos outros. O sucesso de Ivete é perceptível pela popularidade de suas músicas e as altas vendagens de seus discos. Ivete tem no currículo certificados de Platina, Ouro, Platina Duplo e Diamante. O sucesso de Ivete é refletido também na quantidade de premiações ao longo da carreira, que não são poucas. Ivete Sangalo foi indicada 15 vezes ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes; ganhou 15 vezes o Prêmio Multishow, ganhou 11 troféus Melhores do Ano da Rede Globo de Televisão, foi indicada 15 vezes ao Troféu Imprensa, ganhando seis vezes. Se você pensa que Ivete Sangalo é uma cantora popular entre os adultos, está enganado. A cantora é uma das técnicas do programa The Voice Kids e a maioria das crianças escolhe a cantora como sua técnica, provando a popularidade de Ivete entre o público infanto-juvenil.

Capa do trabalho ao vivo de Ivete Sangalo, intitulado Multishow ao vivo: Ivete no Maracanã. Imagem: Reprodução.

     Não tem como falar da carreira de Ivete Sangalo e não falar de sua "obra-prima" Multishow ao vivo: Ivete no Maracanã. O trabalho, gravado em 2006 e que foi lançado no ano seguinte em CD e DVD, é o segundo trabalho ao vivo da carreira de Ivete e foi gravado no estádio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes na gravação. O trabalho é uma mega produção que reúne grandes sucessos da carreira da cantora. Ivete Sangalo é uma dos poucos artistas que sozinhos foram capazes de lotar o estádio em questão. Outros artistas que repetiram tal façanha foi a dupla Sandy e Junior, Frank Sinatra, Tina Turner, Paul McCartney, Madonna, Backstreet Boys, Diante do Trono, Rush, RBD e Roberto Carlos. A obra Multishow ao vivo: Ivete Sangalo no Maracanã é o trabalho mais conhecido e mais vendido de Ivete Sangalo. O trabalho já vendeu mais de um milhão de cópias, sendo a obra áudio-visual mais vendida da Universal Music Brasil e um dos discos mais vendidos do Brasil. O trabalho musical em questão vendeu mais de 600.000 cópias em 2007, sendo o trabalho mais vendido naquele ano e deixando para trás bandas como Nirvana, que vendeu 174.000 do trabalho Unplogged in New York. Ao longo da carreira, Ivete Sangalo vendeu cerca de 20 milhões de cópias, sendo uma das maiores recordistas de vendas de discos no Brasil. É importante lembrar que, além de lotar o estádio Maracanã, Ivete Sangalo lotou também o Madison Square Garden (Nova York) para a gravação do trabalho Multishow ao vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden. Cerca de 15 mil pessoas compareceram à gravação. O trabalho, lançado em CD e DVD, rendeu a Ivete Sangalo um Disco de Ouro para o CD e um Disco de Diamante para o DVD. 



     Ivete Sangalo é dona de uma voz grave e um pouco rouca, o que lhe dá uma grande versatilidade musical. E mais: Ivete Sangalo é capaz de passear pelos mais diversos estilos musicais sem perder o axé, que é a sua essência e algo que é extremamente desafiador. Ivete já fez  parceria musical com Samuel Rosa, Saulo Fernandes, Alejandro Sanz, Durval Lelys, Buchecha, Wesley Safadão, Luan Santana, Diego Torres, Nelly Furtado, Juanes, Shakira, Laura Pausini, Criolo, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Naldo Benny, Pablo do Arrocha, Thiaguinho, Belo, Claudia Leitte e muitos outros. Ivete Sangalo não é uma cantora de carnaval, daquelas que só faz aquelas músicas "chiclete" e mais nada. É fato que o carnaval é o axé estão nas origens de Ivete e ela grava músicas pensando no carnaval, mas Ivete Sangalo não se limita a isso. A baiana tem no currículo dezenas de músicas românticas que são uma verdadeira poesia. Impossível não se lembrar de um grande amor ouvindo Quando a Chuva Passar, Coleção (Cassiano), Deixo, A Lua Que Eu Te Dei Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. As músicas de Ivete Sangalo já embalaram várias novelas, como por exemplo: Uga-Uga (2000), América (2005), Cobras & Lagartos (2006), Fina Estampa (2011), Salve Jorge (2012), Cheias de Charme (2012), Haja Coração (2016) e Êta Mundo Bom (2016). No Brasil, a equipe envolvida tem uma preocupação muito grande ao fazer a trilha sonora de uma novela, é tudo muito bem feito e com muito cuidado. A trilha sonora é parte de uma novela e é tratada como tal. Devido ao alcance das novelas no Brasil, uma trilha sonora presente em um folhetim traz ainda mais visibilidade para um cantor, o tornando ainda mais famoso ou lançando o mesmo ao estrelato, caso ele não seja conhecido do grande público. Desta forma, as músicas de Ivete Sangalo que foram trilha sonora de novelas contribuíram para aumentar a sua popularidade. 
     Além da voz, Ivete Sangalo é conhecida por seu carisma e espontaneidade dentro e fora dos palcos. Em suas apresentações, a cantora pede que os presentes cantem junto, pulem e joguem as mãos para o alto por exemplo. O público tem uma grande importância para Ivete e é como se o mesmo fizesse parte de seu show. Ivete Sangalo possui também uma energia contagiante, fazendo com que seu público se envolva ainda mais com sua apresentação. O vídeo acima é uma apresentação da cantora, onde ela canta Flor do Reggae. O vídeo foi extraído do trabalho musical de Ivete Sangalo feito no Maracanã. No vídeo, o público canta junto com Ivete e há um momento em que o mesmo canta sozinho como em um grande coral. A energia de Ivete e do público são contagiantes. 

Conclusão

      Ivete Sangalo é conhecida por seu carisma, talento e versatilidade; e a baiana está cercada dos melhores profissionais. Além disso, Ivete já participou de programas de televisão e atualmente é uma das técnicas do The Voice Kids. Muitas foram as vezes em que as músicas de Ivete estiveram em novelas. Todos estes fatores fazem de Ivete Sangalo um furacão baiano que percorre todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...