18/07/2017

O status de pop star de alguns cantores cristãos

Imagem: Reprodução.

     O cantor gospel existe há muitos anos no meio cristão. Eles veêm a música como um meio de propagação da mensagem do Evangelho. Desta forma, todo cantor gospel automaticamente era cristão. Nos últimos tempos, o que se tem observado é que um cantor gospel é tratado como um verdadeiro pop star.
     A relação entre o cristianismo (tanto a corrente católica, como a corrente evangélica/protestante) e música é histórica e está em constante modificação conforme o passar dos anos. Dentro da religião cristã, a música é vista como um instrumento de evangelização e transmissão da doutrina cristã. Desta forma, um cantor gospel automaticamente é cristão. Ele era visto como uma pessoa qualquer e tinha uma vida distante de qualquer glamour, vivendo na simplicidade.

Imagem: Reprodução. 

     Não há como determinar o período que isso passou a acontecer. O máximo que se pode  dizer é que é um fenômeno recente e não é praticado por todos do ramo. Observações à parte, o fato é que há muitos cantores gospel que são tratados como estrelas. Não citarei nomes, mas se você for uma pessoa atenta, vai saber de quem estou falando. Cantores cristãos são tratados como verdadeiros astros. É comum vê-los em programa de televisão, algo que não é necessariamente ruim. Porém, algumas reflexões merecem ser feitas: em qual programa ele está indo, qual a vantagem dele estar ali e coisas do tipo. A religião cristã, em especial a evangélica, está em constante crescimento e todo mundo quer lucrar com isso. Por isso que muitos cantores evangélicos costumam estar na televisão, uma vez que a presença deles é sinônimo de audiência garantida. Ainda com relação a TV, é visto o tratamento de estrela que um cantor evangélico recebe. Principalmente nos programas de domingo da TV aberta, se vê chamadas do tipo: "menina sonha em conhecer a cantora X" ou "jovem que canta igual ao cantor Y vai conhecer seu cantor predileto". Aí, o cantor evangélico sobe ao palco é um choro sem fim. É uma pessoa conhecendo seu ídolo, que no caso é um cantor evangélico. Isto se chama idolatria, uma das "obras da carne" (Gálatas 5: 20) e que por isso deve ser condenada, ou ao menos deveria.
     Por parte dos cantores, eles parecem que gostam da posição de pop star e fazem jus a isso. Alguns cobram preços absurdos para se apresentarem em igrejas, congressos e festas. A popularidade de um cantor é crucial para ele cobrar um cachê, que pode chegar a incrível marca de R$100.000,00 por apresentação. Além do alto cachê, esses cantores também exigem quarto exclusivo em hotel cinco estrelas, quarto para a banda, carro exclusivo e outro para a banda. No camarim, também exclusivo, deve conter determinado número de toalhas brancas, de garrafas com água mineral e frutas da estação. A questão não é ele cobrar porque se ele vive disso, não há nada de errado em fazer tal coisa. A questão são os altos preços cobrados. Por onde andam, principalmente quando vão se apresentar, eles precisam ter seguranças por perto. Há vídeos por aqui de cantores se apresentando em igrejas ao lado de seguranças porque anteriormente eles estavam fazendo isso e foram surpreendidos por fãs. Li por aqui também que uma cantora foi se apresentar em uma igreja e a rua onde isso aconteceria foi tomada de fãs  e um deles chegou a subir no carro da cantora em questão. E quando os mesmos vão se apresentar, um número incontável de celulares são direcionados para eles.

Imagem: Reprodução. 

     Assim como aqueles cantores que não são do meio religioso, os cantores gospel possuem fã-clube. Entretanto, eles não se assumem enquanto tal. Eles se chamam de intercessores: intercessores de ciclana, intercessores de fulana e por aí vai. Porém, o comportamento é típico de um fã: eles sabem tudo sobre a pessoa, sabem as músicas de cor, o modo como o ídolo gosta de se vestir, de comer e por aí vai.

Conclusão

     Alguns cantores cristãos são tratados como estrelas e eles parecem gostar disso. Entretanto, este comportamento em nada tem a ver com o Evangelho, que condena a idolatria e incentiva o amor e a humildade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...