19/09/2017

A perseguição midiática sofrida por Pabllo Vittar

Pabllo Vittar. Imagem: Reprodução/Jornal O Globo. 

     Pabllo Vittar é uma drag queen brasileira que tem feito um sucesso estrondoso nos últimos anos por conta de suas músicas. Assim como qualquer celebridade e qualquer pessoa em geral, ela não tem agradado todo mundo. E o curioso é que parte (ou talvez a maioria) destes ataques são executados por jornalistas homossexuais, pessoas que, pelo menos em tese, por conta da sororidade, deveriam ser os primeiros a apoiarem a Pabllo.

Pabllo Vittar em início de carreira. Ela foi infectada pelo "Ryca Vírus". Imagem: Reprodução. 

     Pabllo Vittar é uma drag queen maranhense que é cantora e compositora. É a mais nova de três irmãs, sendo uma sua irmã gêmea fraterna. Veio de uma família humilde, foi criada pela mãe e não conhece o pai, que abandonou sua mãe quando esta estava grávida de Pabllo e sua irmã. Começou sua carreira cantando em festas de família e na escola, chegando a fazer parte de um coral de uma igreja católica. Mais tarde, começou a se apresentar em casas noturnas e a participar de concursos musicais. O cachê era pequeno e não era um trabalho profissional. Pabllo chegou a ser aprovado para o curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia, mas por conta de sua agenda de shows, que se tornou mais intensa por conta da divulgação de seus vídeos musicais na internet, trancou a matrícula. A fama nacional veio em 2015, com a música Open Bar, uma releitura da canção Lean On de Major Laser em parceria com a . Esta mesma fama foi coroada com a contratação de Pabllo por parte da TV Globo para ser a vocalista da banda do programa Amor & Sexo, substituindo Léo Jaime na temporada de 2016. Dentre as músicas de Pabllo Vittar, as mais conhecidas são: K.O., Corpo Sensual (em parceria com Mateus Carrilho), Decote (em parceria com Preta Gil), Todo Dia (em parceria com Rico Dalasam) e, talvez, o seu maior sucesso, Sua Cara (em parceria com Anitta e Major Lazer).


Pabllo Vittar, Diplo (criador e integrante do grupo Major Lazer) e Anitta. Imagem: Reprodução.

     Pouco tempo após a divulgação do clipe da música Sua Cara, o blogueiro norte-americano Perez Hilton divulgou o vídeo em sua conta no Twitter. Entretanto, ele só marcou Anitta e Diplo, ignorando propositalmente Pabllo Vittar. Indagado e criticado por muitas pessoas, inclusive pelo próprio Diplo, Perez Hilton disse que não marcou a Pabllo de propósito porque simplesmente não fala dela em seu blog. Esta é uma atitude no mínimo sem fundamento, uma vez que Pabllo e Perez não se conhecem pessoalmente. Esta atitude de ignorar Pabllo Vittar não foi algo praticado apenas por uma celebridade estrangeira. Aqui no Brasil, durante uma coletiva de imprensa sobre o lançamento do clipe em questão, o jornalista Amin Khader estava entre Pabllo e Anitta para entrevistar as duas. Entretanto, ele ficou de costas para Pabllo e só entrevistava Anitta, que fazia questão de incluir Pabllo em suas respostas. Visivelmente incomodada, Anitta pegou Amin pelos braços e o colocou em uma posição de modo a não ficar de costas para Pabllo Vittar. O fato teve grande repercussão e em pronunciamento sobre o fato, Amin disse que gosta de entrevistar as pessoas olhando nos olhos das mesmas e foi por isso que ele ficou de costas para Pabllo.





     Os ataques sofridos por Pabllo Vittar não param por aí. O que muda é o modo como estes ataques acontecem. Alguns jornalistas, ao invés de ignorarem Pabllo, como alguns já fizeram, procuram a todo instante questionar seu talento. Felipeh Campos, um dos jornalistas que trabalham com Sonia Abrão no A Tarde é Sua, da Rede TV!, disse certa vez que Pabllo está tendo ataques de estrelismo, se recusando a tirar fotos com fãs e não dando muita atenção aos mesmos. Na mesma ocasião, ao saber que a drag queen estaria sendo sondada para apresentar um programa de televisão, Felipeh disse que no momento ela não estaria preparada para isso, uma vez que seria difícil compreender o que a mesma fala. Leo Dias, em sua conta no Twitter, disse que Pabllo se recusou a falar com a imprensa na comemoração do aniversário da revista Cosmopolitan, onde a drag fez um show ao lado de Preta Gil. Leo Dias completou dizendo que "ela precisa de um choque de realidade urgentemente".
     O que chama a atenção é que todos os jornalistas aqui citados que criticaram Pabllo Vitar (a saber: Perez Hilton, Amin Khader, Felipeh Campos e Leo Dias) são sem exceção homossexuais. Este é um fato no mínimo curioso, uma travesti ser constantemente atacada por gays, pessoas que pelo menos teoricamente deveriam apoiá-la em primeiro lugar. Isso porque a LGBTfobia é uma realidade mundo afora, inclusive no Brasil. Com o estrelato de Pabllo, a causa LGBT ganha visibilidade e a drag queen acaba se tornando uma referência para muita gente, especialmente para as novas gerações. É incrível o sucesso que Pabllo faz entre a garotada. Entretanto, nem todo mundo pensa desta forma e, ao invés de somar na luta contra o preconceito, acabam tentando silenciar Pabllo e questionar seu imenso talento a todo instante.
     Não estou dizendo que Pabllo Vittar é isento a críticas, pelo contrário. Não estou dizendo também que uma pessoa deve apoiar a outra apenas baseada na sororidade. Se uma celebridade cometeu uma falha dentro ou fora de sua esfera profissional, isso deve ser dito. A questão é que é no mínimo curioso uma drag queen ser atacada a todo instante por jornalistas homossexuais, pessoas que em tese deveriam apoiá-la. Inveja do sucesso de Pabllo? Transfobia? Sim, por mais contraditório que possa ser, um homossexual pode ser transfóbico, manifestando tal preconceito por meio de palavras, gestos e atitudes como as aqui citadas por exemplo.

Conclusão

     Não há uma razão clara para o modo descrito no texto acerca do tratamento reprovável dado a Pabllo Vittar por jornalistas homossexuais. Se as razões para isso não são claras, o que é claro é que tentam silenciar Pabllo a todo instante e o seu talento é posto em dúvida por estes mesmos profissionais da comunicação a todo momento. Mesmo passando por situações como as aqui descritas, a carreira de Pabllo Vittar continua em plena ascensão, dando vôos cada vez mais altos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...